Nutes desenvolve Sistema de Fluxo de Caixa Automatizado para Secretaria de Estado da Fazenda

26 de fevereiro de 2025

O Núcleo de Tecnologia Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu o protótipo para o novo Sistema de Fluxo de Caixa da Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba (Sefaz-PB). A apresentação aconteceu para aos secretários da pasta, na quinta-feira (20), em uma reunião realizada em João Pessoa. O software foi desenvolvido em parceria com técnicos da Sefaz-PB e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).

Esta nova ferramenta vai passar a ser usada em fase de testes com os dados reais que circulam na Sefaz para fins de comparação com o método atual até que seja feita a transição total. O novo software é classificado pela Sefaz como ágil e inovador e apresentará dados em tempo real das finanças estaduais, o que vai proporcionar uma maior assertividade na tomada de decisões sobre políticas públicas, obras e investimentos. Nesta fase de testes, a ferramenta será avaliada quanto à eficiência e confiabilidade na geração de informações estratégicas. A partir da comparação com o modelo atual serão feitos ajustes antes da implementação definitiva da ferramenta.

O novo sistema tem como característica a centralização das informações de receitas e despesas em um ambiente automatizado que possibilita uma gestão financeira mais dinâmica, rápida e eficiente. Com uma ferramenta com foco na automação há uma redução de possíveis erros operacionais, maior transparência na administração dos recursos, otimização de processos, aumento da segurança das informações e rapidez na geração de relatórios e indicadores estratégicos. Todo o sistema é integrado com o Banco do Brasil e com o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF).

Na reunião de apresentação do novo software, o Nutes foi representado pelo professor Paulo Barbosa, coordenador de projetos do Acordo de Parceria SEFAZ-PB e UEPB, e os analistas de sistemas que compõem a equipe de desenvolvimento, Adalcino Junior Araujo Tavares, Pedro Henrique de Andrade e Felipe Emanuel de Farias Nunes. “Esta parceria reusa conhecimentos do Nutes em software para a saúde, permitindo expandir o nível de análise de sistemas da nossa equipe para outros domínios”, destacou o coordenador Paulo Barbosa.

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, elogiou o desenvolvimento de um novo, moderno e inovador sistema de fluxo de caixa. “Por ser inovador, dinâmico e aberto a aperfeiçoamento contínuo, acredito que pouquíssimos Estados do País terão um sistema desenvolvido como este da Sefaz-PB, que foi desenvolvido em parceria com a UEPB e a CODATA. O mais importante do novo sistema de fluxo de caixa que é o caráter da institucionalidade. Qualquer diretor do Tesouro Estadual, secretário da Sefaz e governador poderá tomar ciência das finanças do Estado, de forma atualizado, sem risco de interrupção”, frisou.

Texto: Leonardo Alves
Fotos: Divulgação