Observatório Briggida Lourenço prepara ações alusivas ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

28 de maio de 2021

“Minha vida em uma única palavra: liberdade”, a frase é da poeta Violeta Formiga ao traduzir em versos a busca de muitas mulheres que, assim como ela, são brutalmente assassinadas, vítimas de feminicídio, passando a integrar uma triste estatística de um país que mantém uma cultura patriarcal, machista e carregada de violências e preconceitos contra as mulheres. Assim como Violeta, a professora Briggida Lourenço também vivenciou essa realidade que a impediu de seguir a vida de forma livre, independente e de acordo com seus sonhos e vontades.
Diante dessa realidade, o Observatório do Feminicídio da Paraíba – Professora Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem empreendido diversas iniciativas de enfrentamento e prevenção à violência de gênero, buscando articular atividades sobretudo em datas simbólicas. Neste 28 de maio, data de nascimento de Violeta Formiga, o setor lança uma arte visual em memória da poeta paraibana.
O Observatório também está programando uma série de ações alusivas ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei 11.166 de 2018, de propositura do deputado estadual Raniery Paulino, que determina que o dia 19 de junho, em referência à data de assassinato da professora da UEPB, Briggida Rosely Lourenço, será destinado a atividades de enfrentamento à violência de gênero. A docente, foi vítima de um crime brutal cometido pela pelo ex-companheiro que não aceitava o fim do relacionamento.
Com o objetivo de dar visibilidade não apenas para o caso da professora Briggida Lourenço, da poeta Violeta Formiga e de tantas outras vítimas de feminicídio, mas, para o conjunto de fatos que evidenciam a realidade de violência enfrentada por mulheres e provocar o desenvolvimento de mecanismos de enfrentamento desse cenário, o Observatório realizará no dia 18 de junho, das 9 às 12h, um Webinar, que será transmitido pelo canal Rede UEPB no YouTube, com a participação de representantes de segmentos que têm desenvolvido iniciativas relacionadas à temática.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (26) com a participação de representantes do Observatório e Ouvidoria da UEPB, Rede Sororidade da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Coordenadoria das Delegacias da Mulher (Cordeam), Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) do Governo do Estado da Paraíba, Associação de Docentes da UEPB (ADUEPB), e de pesquisadoras e estudantes da UEPB e UFCG, foram encaminhadas algumas propostas para conscientizar a sociedade sobre a temática do enfrentamento à violência contra a mulher.
A perspectiva é que as ações alusivas ao dia 19 de junho sejam desenvolvidas de forma articulada entre estes órgãos e a UEPB.
Texto: Juliana Marques
Foto: Reprodução Sala Virtual