Observatório do Feminicídio Bríggida Rosely realiza Webinário em prevenção à violência contra mulheres
Como parte das atividades do Observatório do Feminicídio Professora Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será realizado na terça-feira (13) o Webinário “Feminicídio! Não. Conhecer para prevenir”. Por conta da pandemia e das medidas sanitárias em vigor para conter a disseminação do novo Coronavírus, o evento será realizado de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB no Youtube. O evento é alusivo a data 19 de junho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, em memória da professora Bríggida Lourenço.
O Webinário contará com palestras, homenagens e mesas temáticas abordando a prevenção e do enfrentamento às violências cometidas contra mulheres. Essa política tem ganhado força na UEPB ao longo da gestão da reitora Célia Regina Diniz, e da vice-reitora Ivonildes Fonseca. O evento será realizado em parceria com órgãos aliados ao Observatório e se constitui em uma ação preventiva.
De acordo com a professora Terlúcia Silva, que tem assessorado as ações do Observatório, a proposta é intensificar as atividades de prevenção à violência contra as mulheres, tornando conhecida a rede de atendimentos, além de identificar as formas de violências existentes. As inscrições para participação podem ser feitas no endereço eletrônico: https://forms.gle/Y82LYnEXh4bwTdgT7, e dão direito a certificado.
A programação será aberta com uma homenagem póstuma feita a professora Bríggida Rosely de Azevêdo Lourenço, que era docente da UEPB no Câmpus V, em João Pessoa, e que foi assassinada brutalmente em 2012 pelo ex-companheiro que não aceitava o fim do relacionamento. A homenagem será conduzida pela professora Shirleyde Alves dos Santos. A mesa de abertura será presidida pela vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, que vai falar um pouco das atividades do Observatório que recentemente foi reformulado e já realizou várias ações na luta e combate a violência contra as mulheres.
A primeira atividade do Webinário terá a participação da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, a jornalista Lídia Moura; do deputado estadual Raniery Paulino; da deputada e presidente da CPI do Feminicídio na Assembleia Legislativa da Paraíba, Cida Ramos; e da presidente da Associação de Docentes da Instituição (ADUEPB), professora Mauriene Freitas. A segunda atividade é a mesa com a participação da advogada e professora da UEPB, Izabelle Ramalho, que abordará as questões relacionadas à violência contra as mulheres. Haverá ainda a apresentação da Rede de Enfrentamento REAMCAV, pela gerente executiva de equidade de gênero da SEMDH, Joyce Borges.
Ainda nessa mesa a delegada da Polícia Civil, Renata Matias fará uma explanação sobre o feminicídio com apresentação de dados das ocorrências na Paraíba. Em seguida, a assistente social Emanuelle Galdino (SEMDH), fará a apresentação do Protocolo do Feminicídio. O Webinário será encerrado pela vice-reitora Ivonildes Fonseca. A professora Terlúcia Silva ainda lembrou que o Observatório do Feminicídio da UEPB tem atuado na perspectiva da prevenção da violência contra a mulher, entendendo que esse é um problema social e que a dimensão da prevenção precisa ser assumida por um conjunto amplo de organizações da sociedade.
Texto: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.