Observatório do Feminicídio da UEPB realiza formação sobre violência contra a mulher na Paraíba

9 de fevereiro de 2021

Como parte da retomada das atividades do Observatório do Feminicídio da Paraíba – Professora Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será realizado a partir desta quarta-feira (10), até a próxima sexta-feira (12), uma formação continuada sobre a violência contra a mulher na Paraíba. Com o tema “Equiparando Informações para uma Gestão UEPB efetivando Direitos”, a atividade é destinada para toda comunidade universitária. Participarão como facilitadoras da formação a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, além de Terlúcia Silva e Priscilla Larissa.

Neste primeiro momento, a realização da formação contemplará pró-reitoras e pró–reitores da Instituição, em três encontros presenciais, de duas horas e meia cada um, no Gabinete da Reitoria da UEPB. Os temas abordados serão: “Relações Raciais na Paraíba e no Brasil”, e “Violências com base no Gênero e Diversidade Sexual e violências LGBTQIAP+ fóbicas”, nos turnos da manhã e tarde.

“Pelo fato da violência contra a mulher ser um problema social, a UEPB assumirá o seu caráter pedagógico realizando uma formação continuada que faz parte da retomada das atividades do Observatório Briggída Rosely de Azevedo Lourenço”, destacou a professora Ivonildes. A vice-reitora destacou ainda que a metodologia participativa permitirá a troca de saberes e experiências, trazendo para o âmbito das discussões dados existentes nas violências cometidas contra as mulheres e contra a população LGBTQUIAP+, tais como religião, sexualidade, etnia e classe social.

Os encontros serão realizados em local com ampla circulação de ar, distanciamento social entre os participantes, além do uso de máscara e de álcool em gel. Para ter acesso às informações sobre casos de feminicídio na Paraíba, rede de proteção à mulher no Estado, legislação, articuladores institucionais do tema, como ainda os objetivos e ações do Observatório do Feminicídio da Paraíba – Professora Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço, clique AQUI.

Texto: Severino Lopes