ODE: Educação, saúde e agricultura familiar são prioridades da população do Cariri paraibano

10 de junho de 2024

O município de Monteiro, que abriga o Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebeu, neste sábado (8), a audiência do Orçamento Democrático Estadual (ODE) da 5ª região, composta pelos 18 munícipios do Cariri paraibano ocidental. O eixo temático mais votado foi Educação e a votação expressiva se deveu à mobilização em torno da demanda regional de construção do 2º Bloco de Salas de Aula do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE)

Com 1.427 votos, Educação foi o eixo temático mais votado na plenária em Monteiro. A reinvindicação da construção do bloco de salas de aula também foi citada por representantes dos municípios. A estudante Anielly Nunes, que representou o munícipio de Prata destacou: “A UEPB é um patrimônio do povo paraibano. A construção do segundo bloco da UEPB no Câmpus VI é um desejo dos municípios que estão aqui. A UEPB também apoia a luta dos quilombolas, dos agricultores, da saúde, pois tudo está interligado”.

Saúde e Agricultura vieram em seguida, como segundo e terceiro eixos mais votados, respectivamente. Segundo a Direção do CCHE, os municípios também defenderem ações para melhoria da segurança pública e abastecimento de água. Durante a audiência, foram anunciados investimentos e obras para a região do Cariri. Algumas dessas ações são resultado direto de reinvindicações nas edições passadas do ODE.

O ODE é promovido pelo Governo do Estado anualmente, em diversas regiões da Paraíba, com o objetivo de escutar as demandas da população e distribuir o orçamento de acordo com necessidades locais. Com o término das audiências, os conselheiros que representam a região têm a tarefa de defender a priorização das demandas regionais mais votadas, cumprindo o papel do ODE nessas regiões.

Texto: Juliana Rosas