Outubro Rosa: PROGEP promove atividade sobre prevenção do câncer de mama voltado às servidoras

17 de outubro de 2024

Pare, se toque, se cuide! O setor Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, na terça-feira (22), um momento de reflexão sobre a prevenção do câncer de mama para todas as servidoras da UEPB. A atividade acontece às 9h, no pátio da Escola Redentorista, em Campina Grande.

A ação será em parceria com o curso de Enfermagem. Na ocasião, haverá uma conversa sobre prevenção, orientações gerais sobre saúde e aferição de pressão arterial e glicemia. A PROGEP incentiva as servidoras a usarem roupa rosa – a cor da campanha do mês e comparecer à atividade especialmente pensada para elas.

Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que promove a conscientização da sociedade sobre o câncer de mama e a importância da prevenção, que tem mais chance de cura quanto mais precocemente identificado. A campanha começou a ganhar força na década de 1980, nos Estados Unidos.

O Outubro Rosa teve uma iniciativa no Brasil pela primeira vez em 2002, mas só ganhou força a partir de 2008. Foi estabelecido como uma campanha oficial a partir de 2018, sendo marcado por ações de conscientização e informação da população.

A campanha é relevante para garantir que pessoas acometidas pelo câncer de mama obtenham sucesso em seu tratamento. As iniciativas buscam promover o autocuidado, incentivar o acompanhamento médico; informar sobre a doença, seus riscos e as melhores formas de prevenção. Com isso, contribui para salvar vidas, conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, fornecer auxílio para pessoas que estão sofrendo com a doença e incentiva a solidariedade.

Texto: Juliana Rosas