Palco do Choro: Museu de Arte Popular da Paraíba sedia edição do projeto e homenageia Sarayva do Sax

27 de novembro de 2024

Na próxima sexta-feira (29), às 19h, o Grupo Chorata se reunirá no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, para realizar mais uma edição do já consolidado projeto “Palco do Choro”. Como de hábito, o evento tem entrada gratuita, sendo que o homenageado da noite é o músico Sarayva Luiz, conhecido como “Sarayva do Sax”.

Conforme o bandolinista e cavaquinista do Chorata, Victor Herbert, o projeto objetiva a valorização e divulgação do Choro – gênero que, aliás, foi ganhando força de maneira progressiva na Rainha da Borborema, graças à atuação apaixonada de mestres como Duduta [1934-2018]. “O Palco do Choro ocorre nas últimas sextas-feiras de cada mês, com exceção de dezembro, no Museu dos Três Pandeiros. A proposta é sempre homenagear os artistas, exaltando, além desse gênero musical, os talentos locais, com a abertura de cada evento sendo realizada pelo Chorata”, detalhou Victor.

Sarayva do Sax, o homenageado de novembro, iniciou seus estudos musicais na flauta doce, na Igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão (PB), orientado pelo Padre Léo. Posteriormente, ingressou na Filarmônica Nossa Senhora do Desterro, da mesma cidade, sob a direção do então regente, senhor Djalma. Também participou da Banda Sayonara. Hoje, Sarayva atua profissionalmente na afinação de acordeons na fábrica Leticce e como primeiro-saxofonista da Filarmônica Epitácio Pessoa, em Campina.

“Estamos muito felizes com toda repercussão do projeto Palco do Choro, pela expressiva aceitação do público, que enche o Museu de vida, movimentando esse equipamento cultural tão importante para nossa cidade. A homenagem a Sarayva é algo que nos traz bastante alegria, pois além de um músico formidável, seja no sax ou na flauta transversa, ele é um grande amigo e figura relevante para o Choro campinense. Em sua trajetória, Sarayva foi convidado para colaborar em diversos trabalhos, com artistas de renome no cenário musical, a exemplo de Diomedes, Banda Magia, Banda Ogírio Cavalcante, Banda Palov, Regional de Duduta, Biliu de Campina, Ton Oliveira, entre outros. Realizou, também, inúmeras gravações em estúdios, para destacados nomes da música de Campina e da Paraíba”, acrescentou.

Iniciativa exitosa lançada em 2016, configurando-se como alternativa refinada de entretenimento para quem gosta de música, o Palco do Choro é organizado pelo Grupo Chorata, em parceria com o MAPP, já dispondo de público cativo — o projeto costuma lotar as dependências do Museu.

Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Divulgação