Palestra destaca atuação dos conselhos de Farmácia e desafios para a atuação do profissional da área
Entre os vários temas que estão sendo abordados na 12ª edição da Semana Farmacêutica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que está sendo realizada desde segunda-feira (19) e se encerra nesta quinta (22), no Departamento de Farmácia da Instituição, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a atuação do profissional farmacêutico foi o destaque das atividades na tarde desta terça-feira (20).
A presidente do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB), Cila Estrela Gadelha de Queiroga, abordou a temática destacando as mudanças na profissão, ocorridas principalmente nos últimos oito anos, e enfatizou a importância do profissional farmacêutico entender bem as leis de sua área, porque elas interferem direta e indiretamente em sua atuação.
Ela ressaltou que o campo farmacêutico é dinâmico e lembrou que ninguém conhece mais sobre medicamentos do que o profissional farmacêutico. “O médico entende de patologias, mas é o farmacêutico que conhece todo o processo orgânico dos efeitos dos medicamentos no corpo humano. Os conhecimentos farmacêuticos sobre os mecanismos de ação, metabolismo, distribuição, excreção, efeitos fisiológicos e farmacológicos sobre o corpo humano, torna o profissional um especialista em produtos farmacêuticos com uma importante função nos resultados esperados pelos pacientes”, frisou.
Cila ainda fez uma abordagem histórica sobre o campo farmacêutico, lembrando que o primeiro curso de Farmácia no Brasil foi criado em 1832, no Rio de Janeiro, e que somente em 1931 a profissão foi regulamentada por lei, sendo os conselhos federal e regionais criados apenas em novembro de 1960, pela Lei 3.820/60.
A presidente do CRF-PB destacou, ainda, que os conselhos zelam pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas no país, mas vêm sofrendo ataques, como os conselhos de classes em geral que enfrentam interesses das grandes indústrias e a intenção do governo federal de acabar com as entidades. “É bom que fique claro que o governo federal não repassa nenhum centavo de recursos financeiros para os conselhos de classe, mas quer acabar com eles em benefício da indústria farmacêutica que só cresce, mesmo em cenário de crise, e pressiona por medidas que as livrem de responder por irregularidades identificadas em fiscalizações dos conselhos”, afirmou Cila.
Conforme informado pela farmacêutica, somente em 2018 foram realizadas mais de 7 mil fiscalizações farmacêuticas na Paraíba. Cila lembrou que o grande objetivo da indústria do setor é comercializar medicamentos como se fosse um produto de supermercado, onde qualquer um tem acesso. Isso, segundo ela, é um grande risco para a população, pois permitiria o uso indiscriminado de medicação e, consequentemente, traria graves problemas para a saúde das pessoas, inclusive com risco de morte. “Como os conselhos combatem essas práticas, eles não são bem-vindos aos olhos do mercado farmacêutico que prioriza o lucro acima da segurança em saúde da população”, avaliou a presidente do CRF-PB.
A 12ª edição da Semana Farmacêutica da UEPB está reunindo estudantes, professores e pesquisadores para debater temas relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão da área farmacêutica. A participação é gratuita. Nesta quarta-feira (21) será realizada uma apresentação da estrutura organizacional da UEPB e os programas existentes na Instituição. A coordenadora do evento, professora Maria do Socorro Ramos de Queiroz, o PET Farmácia e o Centro Acadêmico do curso serão os responsáveis por esta abordagem, que terá início às 15h.
Encerrando as atividades do evento, na quinta-feira (22), às 10h, será promovida a palestra “Novos sistemas de liberação controlada”, com João Augusto Oshiro Júnior. Podem participar destas atividades estudantes de todos os períodos que estejam devidamente matriculados no curso. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3496.
Texto e fotos: Tatiana Brandão
Você precisa fazer login para comentar.