“Paraíba Sem Fronteiras”: estudantes e servidoras partem para intercâmbio na Escócia, Itália e Inglaterra

19 de novembro de 2025

Um grupo formado de estudantes e técnicas administrativas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contemplado com a aprovação em editais do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF) participou, nesta quarta-feira (19), no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, da cerimônia de pré-embarque dos novos bolsistas contemplados pela iniciativa que é promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). Ao todo, 34 bolsistas irão estudar em universidades de ponta na Escócia, Itália e Inglaterra.

Foram contemplados oito servidores do Edital nº 44/2025, que participarão da primeira edição do Curso de Capacitação para Gestão de Políticas Públicas de Inovação no City of Glasgow College (COGC), na Escócia. Dentre estes, estão três técnicas administrativas: Érika Cabral, assistente administrativa; Juliana Marques, comunicóloga; e a bibliotecária, Liliane Braga Holanda. As servidoras apresentaram projetos de inovação que visam qualificar o serviço público nas áreas de transparência, enfrentamento à desinformação e cidadania digital em ambientes de biblioteca.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação de gestores públicos do Governo da Paraíba, que desenvolvem projetos na área de inovação, promovendo a mobilidade internacional e a troca de experiências com ecossistemas de inovação do Reino Unido. A bibliotecária Liliane Braga Holanda, que apresentou um projeto com o objetivo de promover ações para a construção de uma rede estadual de bibliotecas para disseminação da informação, inovação e inclusão digital, avalia como importante essa iniciativa para qualificar as ações desenvolvidas no serviço público da Paraíba.

“A expectativa é que com o curso de gestão pública voltado para a inovação, as visitas técnicas e toda vivência em Glasgow, possamos fortalecer nossa missão em nossos locais de trabalho. No caso das bibliotecas, que são meu escopo de atuação, acredito que será uma oportunidade de socializar o conhecimento e de apoiar o desenvolvimento educacional e sociocultural da região, tornando-se vetores de transformação por meio da Educação, ciência e tecnologia”, avalia Liliane.

Além disso, participaram da solenidade 25 estudantes do Edital nº 43/2025, selecionados para bolsas de Graduação Sanduíche no Warwickshire College and University Centre, na Inglaterra; e 1 bolsista do Edital nº 46/2025, que realizará intercâmbio acadêmico na Università di Firenze, na Itália.

A estudante de Relações Internacionais Júlia Bahia, aprovada para o intercâmbio no Warwickshire College and University Centre, enfatizou a importância dessa oportunidade para proporcionar aos estudantes novos aprendizados e uma formação completa. “Quando a gente consegue a aprovação, há uma expectativa de crescimento profissional, a gente observa novos horizontes para nossa carreira, sobretudo na área de Relações Internacionais. Podemos conhecer novos lugares, culturas e ter contato com pesquisas inseridas em novos contextos, tudo isso é muito enriquecedor”, avalia.

O coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais, professor Cláudio Lucena, celebrou o envio da comitiva de estudantes e servidoras da UEPB por meio do PBsF. “Essa parceria é uma grande vitória para a UEPB, pois o intercâmbio na versão mobilidade é algo que demanda muito recursos financeiros, então, contar com essa iniciativa que permite que nossos estudantes e agora nossas servidoras possam se qualificar é muito importante porque universaliza o acesso à internacionalização. Então estamos muito felizes com essa política que a meu ver não é só uma política de Governo, mas, é uma política de estado que se estabelece”, destacou.

Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)