Parceria entre UEPB, Secult e Fapesq: edital de Especialização em Gestão e Produção Cultural é lançado

16 de outubro de 2024

Seis meses após a aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi lançado o edital do Curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba (Secult) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

O curso de Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural tem coordenação institucional do coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena. O curso contempla a área de conhecimento “Cultura” e linha de pesquisa “Economia Criativa, Políticas Públicas e Cultura”.

Conselheiros da UEPB relataram que o curso atende a uma necessidade emergente do atual cenário cultural e aos critérios estabelecidos pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP). A especialização será gratuita, possui carga horária de 360 horas/aula, na modalidade híbrida, sendo oferecidas 150 vagas. O público-alvo são pessoas com diploma de graduação em nível superior, em área direta ou afim e que atuem na gestão, produção, execução e/ou divulgação de eventos artísticos e culturais do setor público.

O lançamento oficial do edital aconteceu na manhã da terça-feira (15), com solenidade realizada na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, com presença da reitora Celia Regina Diniz, do secretário de Cultura, Pedro Santos, entre outros representantes culturais e institucionais. Na ocasião, foram apresentados detalhes do curso, cujo início está previsto para fevereiro de 2025.

Durante a solenidade, a reitora relatou estar muito feliz com esta especialização, sobretudo por ser oferecida de forma gratuita e com muita qualidade, dentro de uma parceria muito relevante entre UEPB, Secult e Fapesq. “É relevante não só para nossa Instituição, mas para a Paraíba e até para o Brasil”, afirmou a professora Celia Regina.

Os interessados já podem se inscrever pela plataforma Prosas. O período de inscrição vai até 15 de novembro. Também na terça-feira (15), foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) o edital de chamamento público para a pós-graduação, que detalha todas as regras sobre inscrição, processo de seleção e convocação.

Das 150 vagas, 89 são para ampla concorrência, 23 para o sistema de cotas e 38 para instituições culturais e educacionais da Paraíba. O corpo docente será composto por meio de edital, sob responsabilidade da UEPB. Inscrições e outras informações estão disponíveis neste link.

Texto: Juliana Rosas