“Paulo Freire: uma biografia em quadrinhos”: historiadora recebe prêmio na Academia Brasileira de Letras

23 de agosto de 2024

O livro “Paulo Freire: uma biografia em quadrinhos”, editado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), roteirizado pela historiadora paraibana Thuca Kércia Morais e ilustrado pelo artista Américo Filho, venceu o Concurso Internacional de Literatura de 2023, promovido pela União Brasileira de Escritores, do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (23), a historiadora participa da cerimônia para receber o Prêmio Ziraldo, categoria História em Quadrinhos, na Academia Brasileira de Letras.

A União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro é uma das mais tradicionais instituições da Literatura do Brasil. O concurso Internacional de Literatura promovido por eles conta com várias edições, a cada ano ampliando suas categorias e homenageando escritores reconhecidos, como o próprio Ziraldo recentemente falecido que deixou um grande legado nas artes, em especial nos quadrinhos.

A obra premiada, aborda a trajetória de vida da maior figura do pensamento sociopolítico e educacional brasileiro, e foi publicada em 2022 pela EDUEPB, em parceria com a Editora A União, além de fazer parte do “Projeto Editorial 100 anos de Paulo Freire”.

“Paulo Freire: Uma Biografia em Quadrinhos” é fruto de diversas leituras sobre a vida e a obra do nordestino que marcou o seu nome na história por defender uma educação inclusiva e libertadora. O livro demonstra um Paulo Freire menino, nordestino, de origem simples, e que teve sonhos e se tornou o Patrono da Educação Brasileira.

Sobre a historiadora
Thuca Kércia Morais, nasceu em Cubati, cidade do Curimataú Paraibano, radicada em Campina Grande, é historiadora formada pela Universidade Estadual da Paraíba e atualmente doutoranda em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O livro marca sua estreia na literatura. É mãe, pesquisadora, leitora e apaixonada pelo processo educativo.