Pesquisadora da Universidade Estadual da Paraíba recebe Prêmio Capes de Tese na área de Biodiversidade

20 de agosto de 2025

A pesquisadora Anna Karolina Martins Borges, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno), programa interinstitucional do qual a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma das universidades associadas, foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese – Edição 2025 na área de Biodiversidade. A premiação é considerada a mais importante distinção acadêmica concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) às melhores teses defendidas no país.

A tese intitulada “Determinação de prioridades para a conservação de cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) no Brasil”, teve orientação do professor Rômulo Romeu da Nóbrega Alves, e coorientação da professora Tacyana Pereira Ribeiro de Oliveira, ambos da UEPB. O trabalho combinou abordagens científicas inovadoras com o conhecimento ecológico local, reunindo diferentes frentes de investigação: mapeamento da distribuição dos cavalos-marinhos, entrevistas e mapeamento participativo com pescadores artesanais, além do uso de técnicas de modelagem de distribuição de espécies e planejamento sistemático da conservação.

Os resultados revelaram lacunas na proteção das três espécies de cavalos-marinhos no Brasil, identificaram áreas prioritárias para sua conservação e destacaram a relevância de integrar o conhecimento ecológico local em estratégias voltadas a espécies raras e ameaçadas. O estudo também evidenciou a importância dos manguezais como habitats essenciais para os cavalos-marinhos, especialmente no Nordeste brasileiro.

Para Anna Karolina, o reconhecimento nacional é motivo de orgulho e, sobretudo, de valorização coletiva. “Este prêmio simboliza a força da integração entre ciência e saberes tradicionais. É uma conquista que compartilho com meus orientadores, colegas de pesquisa, instituições parceiras e, principalmente, com as comunidades que generosamente dividiram sua sabedoria. Conservação só se faz em conjunto. Além disso, é também uma celebração da educação pública, pois sou filha de agricultores do Cariri paraibano e trilhei toda a minha formação em instituições públicas de ensino”, avalia.

Graduada em Ciências Biológicas pela UEPB (2013–2018), Anna Karolina iniciou sua trajetória acadêmica na Instituição, onde também foi bolsista de iniciação científica e participou de projetos de etnozoologia e conservação. A pesquisadora destaca que sua formação na UEPB foi fundamental para construir as bases que a levaram ao reconhecimento atual. Atualmente, Anna Karolina é pós-doutoranda do LAPEC/UEPB, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

O Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em cada uma das 49 áreas de avaliação da Capes. A conquista na área de Biodiversidade destaca não apenas a relevância científica do trabalho, mas também a qualidade do PPGEtno e o papel da UEPB na formação de pesquisadores comprometidos com a conservação da biodiversidade.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)