Pesquisadores divulgam site de software com dados estatísticos de saúde pública depositado pela Inovatec

4 de novembro de 2025

No último mês de outubro, a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) depositou, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o software intitulado “PAINELSAUDEDASH”, programa que promove análise integrada de dois importantes indicadores da saúde pública: a mortalidade infantil e os óbitos por causas externas.

Os autores anunciaram o link para acesso ao site. O endereço mostra indicadores de mortalidade infantil e óbitos por causas externas em municípios e regiões do Brasil. Interessados podem conferir, por exemplo, a documentação e metodologia da pesquisa, bem como gráficos, comparativos das regiões e verificação de tendências.

O projeto foi realizado em parceria com o Lab Multiusuário da UEPB. O software foi desenvolvido em parceria entre a UEPB e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), como resultado das pesquisas desenvolvidas nos Departamentos de Estatística e Ciências da Computação, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), por meio dos professores Sílvio Fernando Alves Xavier Júnior, Erika Fialho Morais Xavier, Vladimir Costa de Alencar; e dos estudantes de graduação do curso de Estatística, Denilson de Oliveira Silva e Richard Matheus Avelino da Silva. Contou ainda com a colaboração do professor Jader da Silva Jale, da UFRPE.

Desenvolvimento
O professor Sílvio Alves, do Departamento de Estatística, que trabalha com programação e ministra disciplinas relacionadas a aplicativos na Web, explicou que a partir de uma de suas disciplinas, no semestre 2025.1, os estudantes Denilson e Richard foram premiados em uma competição na área. Foi procurado pelos estudantes para saber sobre o registro e, a partir daí os outros pesquisadores se envolveram. “É um software livre, que pode ser relevante para a área de saúde, governos e instituições em geral”, comentou o docente.

Texto: Juliana Rosas