PIBID: estudantes de Geografia participam de atividade sobre cultura africana em escola de Guarabira

PIBID: estudantes de Geografia participam de atividade sobre cultura africana em escola de Guarabira
26 de junho de 2025

Os estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Geografia, Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, participaram nesta quarta-feira (11), do evento: “Aprofundamento em Ação: Culminância da Diversidade e do Conhecimento”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antenor Navarro, em Guarabira.

O evento teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2025 na disciplina de “Aprofundamento”, que teve como objetivo trazer a cultura africana para a realidade dos(as) estudantes, destacando a importância da percepção, do sentimento de pertencimento e do combate ao racismo. O Programa é coordenado pela professora Juliana Nóbrega de Almeida.

A disciplina tem a colaboração dos discentes bolsistas do PIBID da UEPB, em parceria com a professora Severina Ferreira do Nascimento. A proposta pedagógica buscou ressignificar a visão dos estudantes sobre a importância das contribuições africanas na construção da sociedade brasileira, ultrapassando os estereótipos negativos e destacar as riquezas culturais, históricas e sociais desse continente.

Para a Professora Severina Ferreira do Nascimento, a atividade foi uma experiência gratificante e transformadora, que permitiu não apenas a troca de saberes, mas também a construção de um ambiente de respeito e valorização da diversidade. A atividade segundo ela, contribuiu para quebrar barreiras e desconstruir preconceitos em torno desse tema que, infelizmente, ainda é muitas vezes deslegitimado e alvo de discriminação. Vivenciar esse processo coletivo de aprendizado foi, sem dúvida, um marco importante na formação dos alunos e no fortalecimento de uma educação mais inclusiva e consciente”.

Conforme explicou a professora, durante a atividade, os(as) estudantes utilizaram todos esses aspectos englobando a Geografia, para trazer a cultura de um povo africano. “Temos a Lei nº 10.639/2003 que estabeleceu a obrigatoriedade de incluir a temática História e Cultura Afro-Brasileira. Este projeto enriqueceu o currículo e promoveu um sentimento de pertencimento entre os alunos e fortalece o combate ao racismo, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais”, destacou a docente.

Para Maria Eduarda de Almeida Ferreira Pinheiro, estudante do 1º ano B, “aprender sobre a cultura africana foi transformador. Nunca tive tanta aproximação com esse tema, e me tocou de um jeito especial. Foi uma experiência que me fez refletir, aprender e, acima de tudo, sentir orgulho de conhecer algo tão rico e profundo”, disse a jovem.

Diversas apresentações culturais de religiões de matriz africana foram realizadas no evento, com o objetivo de envolver os alunos e desconstruir preconceitos. Vale ressaltar que todas as apresentações contaram com o suporte pedagógico do Gestor escolar Rozil Gomes, pesquisador do tema, visando preservar a identidade e o respeito à comunidade.

A professora Severina Ferreira do Nascimento ressaltou que por meio do estudo das culturas africanas, os(as) estudantes têm a oportunidade de se conectar com suas raízes e entender a influência dessas culturas na formação da sociedade brasileira, neste sentido, “o papel dos ‘PIBIDIANOS’ em Geografia foi fundamental, pois eles com muita sabedoria auxiliaram os estudantes na pesquisa e nos estudos sobre o continente africano e suas riquezas culturais e religiosas” acrescentou a professora.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)