Podcast “Vozes em Foco”: confira entrevista com a coordenadora geral do 4º Congresso Universitário da UEPB
O 4º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é um evento de grande importância para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. Realizado anualmente, o evento reúne estudantes, professores(as), pesquisadores(as), técnicos(as) administrativos(as) e profissionais para debater temas relevantes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Nesta edição, o evento tem como tema central “Inovação e Transformação”, em sintonia com a Agenda 2030 da ONU e suas metas de desenvolvimento sustentável.
Durante três dias de atividades, são realizadas mesas-redondas, apresentações de pesquisas e debates sobre questões urgentes e atuais, como inclusão, diversidade e o papel da universidade na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Em entrevista ao podcast “Vozes em Foco”, a professora Núbia Nascimento, coordenadora geral do congresso e pró-reitora Estudantil, compartilha detalhes sobre o evento e destaca a importância das iniciativas que estão sendo apresentadas.
O jornalista da Coordenadoria de Comunicação da UEPB, Givaldo Cavalcanti, também participou deste episódio que abordou dentre o tema do 4º Congresso Universitário da UEPB o impacto das atividades tanto para os estudantes quanto para a sociedade.
Confira abaixo a entrevista.
Givaldo Cavalcanti
Bom dia, Sarah. Olá a todos. Agradeço o convite e a oportunidade de participar deste podcast e de falar sobre um evento tão importante para a Universidade Estadual da Paraíba, que é o 4º Congresso Universitário.
Sarah Silva
Obrigada, Gilvaldo! Também damos as boas-vindas a Eduarda Alves, que estará conosco para a entrevista coletiva. Eduarda, fique à vontade para iniciar.
Eduarda Alves
Obrigada! Eu sou Eduarda e o tema de hoje é o 4º Congresso Universitário da UEPB, que ocorre nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Professora Núbia, agradecemos sua presença aqui no “Vozes em Foco”. Minha primeira pergunta é: existem projetos ou pesquisas apresentados em edições anteriores do Congresso que tenham tido um impacto significativo fora da Universidade?
Núbia Nascimento
Olá, pessoal! É uma satisfação estar aqui. Com relação às pesquisas dos congressos anteriores, é difícil destacar uma específica, pois todas são impactantes, tanto no âmbito da pós-graduação quanto da graduação. Temos várias pesquisas que se destacam nacional e internacionalmente. Todas são importantes e geram grandes impactos na UEPB.
GC
Muito importante, professora. O Congresso atua no tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão. Como essas atividades podem contribuir ainda mais para a sociedade?
NN
Certamente. Trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão é fundamental para a UEPB. Temos inúmeros projetos impactantes e com a curricularização da extensão, consolidamos ainda mais esse tripé, abordando também cultura e educação a distância. É um movimento que demonstra a importância dessas áreas na nossa instituição.
SS
Professora Núbia, minha pergunta é sobre inclusão e diversidade, temas cada vez mais urgentes no ambiente acadêmico. Como o Congresso promove diálogos e participação para grupos subrepresentados?
NN
Ótima pergunta, Sarah! O Congresso foi pensado para promover inclusão. Em 2022, aprovamos cotas sociais e raciais, o que trouxe mais representatividade. No Congresso, temos uma mesa específica para discutir diversidade, abordando questões para negros, pessoas trans, ciganas, e outros grupos. Estamos ampliando esse tipo de inclusão na UEPB.
Tamires Almeida
Professora, sendo a coordenadora do projeto, há algum evento específico desta edição do Congresso que a senhora gostaria de participar?
NN
É difícil escolher, pois o Congresso é descentralizado, com atividades em todos os campos e centros. Porém, como Pró-Reitora Estudantil, quero estar presente em várias atividades para mostrar aos estudantes que a Pró-reitoria está ao lado deles, dando suporte necessário.
GC
Para os ouvintes do “Vozes em Foco”, a temática deste ano do Congresso é “Inovação e Transformação” e está ligada à Agenda 2030. Professora, poderia destacar alguns pontos da Agenda que serão abordados?
NN
Claro. A Agenda 2030 é crucial para nós, especialmente em termos de sustentabilidade, que permeia várias pesquisas e extensões na UEPB. Com a temática do Congresso, alinhamos nossa atuação com a Agenda 2030, abordando questões como pobreza e segurança alimentar, importantes no apoio a estudantes em vulnerabilidade.
Maria Eduarda Silva
Quais são as expectativas e o legado que o Congresso pode deixar para a UEPB e para a comunidade acadêmica brasileira?
NN
As expectativas são ótimas! Este ano, temos mais de oito mil inscritos, e esperamos que os trabalhos e propostas apresentados inspirem os estudantes. Queremos que eles se tornem futuros técnicos, professores, e pesquisadores, dando continuidade a esse legado institucional.
Vitória Oliveira
Professora Núbia, com a transformação digital e a inovação cada vez mais presentes, que iniciativas apresentadas no Congresso exemplificam o protagonismo da UEPB nesse processo?
NN
A transformação digital é central para nós. Discutimos, por exemplo, o impacto da Inteligência Artificial (IA). Recentemente, usamos IA para sintetizar os pontos de uma reunião, mostrando como a tecnologia pode otimizar nossas atividades. Essas iniciativas reforçam o papel da UEPB como protagonista em inovação tecnológica. Este congresso se configura como um espaço fundamental para a troca de conhecimento e a promoção de práticas inovadoras, contribuindo significativamente para a formação acadêmica e para a transformação social e ambiental.
Entrevista: Givaldo Cavalcanti (Codecom), Thamiris Almeida, Sarah Silva, Maria Eduarda Silva, Eduarda Alves e Vitória Oliveira (Estudantes de Jornalismo)
Texto: Emilly Dantas, Milena Ferreira, Maria Clara Lopes, Anna Karla e Tiago Vasconcelos
Fotos: Thamiris Almeida
Você precisa fazer login para comentar.