Portal da Transparência da UEPB ganha novo layout e amplia acesso à informação para usuários

5 de setembro de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou esta semana a nova versão do Portal da Transparência da Instituição, agora organizado a partir de dois menus: o lateral, com acesso a todas as páginas, distribuídas de acordo com o tema; e o menu da página inicial, com destaque para os principais acessos de forma rápida e interativa.

Além das informações que a Instituição já divulgava, o novo portal disponibiliza para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral novas ferramentas como o Organograma da Universidade, com a estrutura das pró-reitorias, coordenadorias, centros e departamentos; Agenda, com contatos telefônicos e e-mail de todos os setores, sendo possível consultar pela sigla ou nome do órgão de interesse; estrutura administrativa de cargos; legislação da UEPB; entre outros.

Outros recursos foram reestruturados, como o de Dados Institucionais, agora com a divulgação de uma série histórica de 2010 a 2018, com a apresentação de gráficos e tabelas divididos por temática; Portarias e Resoluções; Quadro de Servidores por titulação e lotação, que passou a ter atualização mensal dos dados; Folha de pagamento e auxílios por Câmpus, sendo possível também consultar os valores globais do resumo da folha de pagamento, incluindo o que é pago de patronal para a PBPREV, IPSEM e INSS, além de adiantamento de 13º salário e os auxílios alimentação, saúde e funeral.

No novo Portal da Transparência, o usuário ainda tem acesso a dados de pagamentos de bolsas a estudantes, separado por Câmpus e por tipo de bolsa. Essa ferramenta também conta com atualização mensal, sendo possível verificar o acumulado até o mês anterior. Há ainda a opção de consulta das principais despesas por Câmpus (folha de pessoal, auxílios, serviços terceirizados, pagamento de bolsas a estudantes, água, energia, telefone, combustível, diárias, serviços de manutenção e as principais despesas acumuladas até o mês anterior, considerando o mês de realização da despesa).

Para Ivan Barbosa, responsável pela gestão do conteúdo da página, o Portal da Transparência é o principal instrumento de transparência ativa da UEPB, um espaço centralizado de divulgação dos principais dados institucionais e administrativos da Universidade. “Neste novo formato, focamos na otimização do layout das páginas e em ampliar o leque de informações disponibilizadas para a sociedade que são de interesse público”, destaca.

Eventualmente, quem não encontrar a informação desejada, pode sempre solicitar à Instituição, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão. Em 2018, a UEPB respondeu a 79 solicitações feitas, sendo o quarto órgão mais demandado no Estado, alcançando avaliação de 4,2 dos usuários (de uma nota máxima de 5). A taxa de resposta das solicitações feitas à Instituição foi de 100%.