Portal da Transparência: UEPB amplia fornecimento de dados sobre folha de pagamento de pessoal

12 de março de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está disponibilizando novos recursos com informações sobre a folha de pagamento da Instituição no Portal da Transparência. O novo espaço traz informações ainda mais detalhadas sobre a execução das despesas com pessoal, encargos sociais e auxílios pagos aos servidores.

Estas informações estão dispostas por meio de gráficos, tabelas e resumos da folha de pagamento mês a mês de cada ano, no intuito de facilitar a compreensão da comunidade acadêmica e toda a sociedade paraibana sobre as os recursos destinados ao pagamento do quadro de pessoal da Universidade.

A nova página foi estruturada por meio do Setor de Transparência Pública da PROPLAN, com apoio técnico da Coordenadoria de Tecnologia, Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade. Os dados disponíveis são originados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Pró-Reitoria de Gestão Financeira (PROFIN). Todas as informações são atualizadas mensalmente.

Para Ivan Barbosa, responsável pelo Portal da Transparência da UEPB, “o objetivo do novo conteúdo sobre a folha de pagamento de pessoal é facilitar a compreensão dos dados que compõem essa natureza de despesas, fortalecendo a política de transparência ativa da Instituição, com a divulgação de informações de fácil acesso e compreensão por todos os cidadãos”.

O reitor Rangel Junior destacou que, desde o início da gestão, têm sido feitos grandes investimentos em transparência, com o objetivo de se criar uma cultura institucional no que diz respeito a expor para todos, com clareza e riqueza de detalhes, os dados sobre tudo o que é feito com os recursos que a UEPB dispõe. “Nossa preocupação é para além da Lei de Acesso à Informação, para além do que é obrigação de disponibilizar informação. Queremos que a transparência se torne rotina, algo cotidiano. Por isso, vamos atualizando informações e sistemas, criando novos padrões de informação, para que o usuário, seja ele qual for, tenha acesso aos dados, conhecimento sobre eles e saiba utilizar esta informação”, ressaltou.

Rangel salientou, ainda, que esse trabalho é feito sempre no sentido de que a informação seja de fácil acesso e de fácil compreensão. “Trabalhamos para que o sistema tenha boa usabilidade, para que a informação seja translúcida, que a qualidade da informação busque sempre a perfeição em se tratando de colocar os dados da melhor forma possível, com máxima precisão, com a melhor capacidade de leitura e interpretação, até mesmo pela pessoa mais leiga que acessar o sistema, para que a informação seja plenamente acessível a qualquer pessoa, independente do nível de conhecimento e formação que ela tenha sobre o uso da informática”, enfatizou.

A professora Célia Regina Diniz, pró-reitora de Gestão de Pessoas, disse que a página sobre folha de pagamento do Portal da Transparência apresenta um conteúdo que facilita a interação do usuário com os dados apresentados. “Isso diminui em muito as dúvidas sobre informações relevantes na aplicação dos recursos orçamentários/financeiros, evitando interpretações equivocadas sobre sua utilização”, pontuou.

Para acessar o novo espaço sobre despesas com pagamento de pessoal, basta acessar o link http://transparencia.uepb.edu.br/pessoal/folha-de-pagamento/ ou utilizar o menu da página da UEPB, escolhendo a opção “Transparência”. Dentro desta página basta escolher a opção “Servidores”. No Portal da Transparência também há informações sobre despesas, duodécimos, orçamento, prestação de contas e outros dados da Instituição.