Pós em Relações Internacionais promove Seminário sobre China e América Latina na contemporaneidade
O Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Coordenação do Grupo de Trabalho “China y el mapa del poder mundial”, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), promove, nos dias 20 e 27 de outubro e 10 e 17 de novembro, o “Seminário sobre China e América Latina na contemporaneidade”. A atividade será realizada de forma remota, via Google Meet. As inscrições para o evento devem ser realizadas via formulário eletrônico.
De acordo com o professor do PPGRI, Bernardo Salgado Rodrigues, que coordena o Seminário, o evento foi idealizado com o objetivo de apresentar pesquisas, debates e experiências relacionadas à China e América Latina, mais especificamente relacionadas ao primeiro livro do Grupo de Trabalho do CLACSO “China y el mapa del poder mundial”. As atividades serão conduzidas virtualmente com a participação dos pesquisadores do GT em palestras síncronas de quatro encontros. Cada encontro terá duração total de duas horas.
Entre os temas que são analisados estão: as principais tendências estruturais da reconfiguração do atual sistema mundial e os imensos conflitos geopolíticos e de classe; o papel da pandemia em sua aceleração; estratégias dos EUA para conter a China promovidas por Think Tanks, intelectuais e funcionários dos governos Trump e Biden; o projeto civilizador apresentado por Xi Jinping; o lugar do socialismo de mercado nas lutas pela redefinição do poder mundial; as vastas possibilidades que se abrem para Nossa América com a renovação do espírito de Bandung e da cooperação Sul-Sul; e o equilíbrio das relações entre a China e a América Latina e o Caribe por meio dos fluxos comerciais e de investimentos na nova Rota da Seda, no Fórum China-CELAC e nos vínculos entre Brasil e China.
Voltado a estudantes, professores e pesquisadores que atuam com Relações Internacionais, Ciências Sociais, Economia, Geopolítica, Estudos Estratégicos e áreas correlatas, o Seminário destaca-se como importante espaço de debate sobre a China no século XXI, sobretudo diante da participação cada vez maior das relações entre China e América Latina, e configura-se como uma oportunidade de entrar em contato com maiores especialistas em China da América Latina.
Para mais informações clique AQUI.
Texto: Juliana Marques
Você precisa fazer login para comentar.