Pós-Graduação abre inscrições para Cota 2021/2022 do Programa de Bolsas de Iniciação Científica

20 de maio de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e do Comitê de Avaliação da Instituição, abriu as inscrições para professores, técnicos administrativos e pesquisadores interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Cota 2021/2022. O edital com as normas da seleção já foi publicado. A novidade é que pela primeira vez os servidores técnicos administrativos também poderão concorrer ao edital do PIBIC como coordenadores, e não somente como membros de equipe.
Estão sendo oferecidas 527 cotas de bolsa, sendo 361 provenientes da UEPB e 166 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições são on-line e podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (20), até o dia 25 de junho, através do e-mail pibic@setor.uepb.edu.br. O programa tem como objetivo apoiar as atividades científicas mediante a seleção de projetos de pesquisa dirigidos aos professores pesquisadores da Instituição, com títulos de doutor e mestre do quadro permanente, em regime de Dedicação Exclusiva (T-40) e em atividade na UEPB.
Também podem participar do certame os professores visitantes ou bolsistas seniores em Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UEPB. Cada professor terá direito a submeter até duas propostas de projetos, inclusive aqueles que têm projetos financiados ou são bolsistas de produtividade em pesquisa. A análise e julgamento das propostas será feita entre 28 de junho e 28 de julho, e a divulgação do resultado final será no dia 29 do mesmo mês. A vigência da bolsa será de 1º de setembro a 31 de agosto de 2022.
O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior, observou que Reitoria da UEPB garantiu que todas as áreas do conhecimento serão contempladas, sem restrição, como faz o CNPq. “Isso foi um compromisso da Reitoria de garantir equidade entre todas as áreas. Os servidores técnicos administrativos também começaram a ganhar espaço dentro da Instituição e vão concorrer ao edital do PIBIC pela primeira vez, e começarem a desenvolver projetos de pesquisa como coordenadores”, observou o professor Francisco Jaime.
Ele também destacou a contrapartida que a UEPB agora está dando ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), como no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), exclusivas para alunos das escolas técnicas do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) e Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA).
Confira o edital retificado clicando [wpfilebase tag=fileurl id=12782 linktext=AQUI /].
Texto: Severino Lopes