Pós-graduação: CoRI informa sobre estudantes aprovados no Programa Paraíba sem Fronteiras

20 de agosto de 2024

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) apresenta à comunidade acadêmica alguns dos estudantes aprovados no Programa Paraíba Sem Fronteiras, na modalidade de pós-graduação. Este é um programa de internacionalização desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba e executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) que visa a promoção do desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico de estudantes da Paraíba por meio de intercâmbios em instituições de ensino superior e centros de pesquisa ao redor do mundo.

Os discentes contemplados foram selecionados para realizar intercâmbios acadêmicos em Instituições de Ensino Superior ao redor do mundo. Cada um(a) deles(as) desenvolverá projetos que contribuem significativamente para suas áreas de pesquisa, além de promover a troca de conhecimento e experiências internacionais.

Lauro Henrique Gomes Accioly Filho, discente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI), visitará a American University, nos Estados Unidos, atuando no Centro para Latinoamericanos e estudos latinos, desenvolvendo seu projeto “Boas práticas de Acolhimento e Integração aos migrantes e refugiados: Lições de João Pessoa para Nashville remover obstáculos da criminalização da migração”.

Também estudante do PPGRI, Isabella Barbosa Loiola atravessará um período de três meses de estudos junto à Universidade de Aveiro, Portugal, pesquisado a temática “Transição Energética na Paraíba: O Papel dos Investimentos Chineses e da Cooperação (2019-2024)”.

Alinne Marianne Martins Araujo, da Pós-graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental irá desenvolver parte de seu projeto “Caracterização e Avaliação do Potencial de Exposição ao Gás Radônio em Pegmatitos da Província da Borborema: Um Estudo em Parelhas-RN e Campina Grande-PB” na Universidade de Pisa, Itália, durante 60 dias.

Misael de Azevedo Teotônio Cavalcanti e Brenda Maria Silva Bezerra, ambos do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), visitarão, durante três meses, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade NOVA de Lisboa (Portugal) e a University of Waterloo (Canadá), respectivamente. Misael, atuará com seu projeto de pesquisa “Avaliação biológica in vitro de atividade antimalárica de novos derivados acridínicos e quinolínicos”. Brenda, por sua vez, dará prosseguimento a pesquisa “Óvulos Vaginais à Base de Ureasil-Poliéster para Coadministração de Curcumina e Miconazol para o Tratamento da Candidíase Vulvovaginal”.

Texto: Ana Araújo (Estagiária – CoRI)