Pós-Graduação da UEPB é contemplada com maior aporte de bolsas por meio de edital da Fapesq

18 de agosto de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi contemplada, nesta terça-feira (17), no edital 07/2021 de concessão de quotas de bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado acadêmicos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), financiado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). A iniciativa beneficia os 14 Programas de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrados e Doutorados) da Instituição que devem receber no total 52 bolsas, sendo 28 para alunos de mestrado, 18 para alunos de doutorado e 6 para pós-doutorados.

Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) esse foi o maior aporte de quotas de bolsas de Pós-graduação que a UEPB já recebeu com recursos do Governo do Estado da Paraíba. O professor Francisco Jaime lembra que esse quantitativo de bolsas, somadas às 31 quotas de bolsas que seis Programas de Pós-Graduação receberam fruto da aprovação de projetos nos editais n° 018/2020 do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação (PDPG) voltado a parcerias estratégicas nos Estados, e nº 04/2021 de apoio ao desenvolvimento da região semiárida brasileira, que foram financiados pela Fapesq e Capes, a UEPB recebeu, esse ano, um total de 83 quotas de bolsas.

“Isso representa um incremento de praticamente 50% das quotas de bolsas dos Programas de Pós-Graduação esse ano, se considerarmos as bolsas de demanda social recebidas pela Capes, que é o principal órgão de fomento que financia as bolsas para a Pós-Graduação. Programas como os de Desenvolvimento Regional e Saúde Pública, que estavam sem quotas de bolsas da Capes receberam, respectivamente, cinco e quatro bolsas de Mestrado cada. O Mestrado de Química quadruplicou seu quantitativo de bolsas, os Programas em Ciências Farmacêuticas, Psicologia em Saúde e o Ensino de Ciências e Educação Matemática praticamente dobraram suas quotas. Além disso a UEPB receberá seis quotas de bolsas de Pós-Doutorado, modalidade essa que foi extinta pela Capes, e que traz enormes benefícios aos programas, uma vez que fixam na UEPB pesquisadores doutores, que contribuem imensamente com os Grupos de Pesquisa”, avaliou o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.

De acordo com o professor Francisco Jaime, essa conquista é animadora, pois, diante de cortes cotidianos de verbas para a Educação e para a Ciência e Tecnologia à nível do Governo Federal, a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia permite o fortalecimento da pós-graduação no Estado e demonstra o compromisso governamental a partir do entendimento que a pesquisa científica, a tecnologia e a inovação são as principais molas propulsoras do desenvolvimento social e econômico do Estado.
Após a publicação do resultado final do processo, previsto para ser publicado no dia 24 de agosto, serão encaminhados os trâmites para a concessão das bolsas, que possuem duração de 24 meses, no caso dos Mestrados; 36 meses, para Doutorado e 12 meses, podendo ser prorrogados por mais um ano, no caso do Pós-doutorado.

Para a seleção das propostas, a análise do mérito estava centrada na relevância da iniciativa a partir de seus objetivos, justificativas e fundamentação; dimensão e desempenho do programa de pós-graduação nos últimos quatro anos; notas do programa de Pós-graduação na avaliação quadrienal da Capes e seu histórico de avaliação; inserção nacional e internacional no caso de programas de doutorado, dentre outros critérios.

Acesse o resultado aqui.

Texto: Juliana Marques