Pós-graduação e Pesquisa lança edital para Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior em 2026

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta quinta-feira (4), o edital do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE 2026) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção oferecerá bolsas para estágios de pesquisa no exterior, alinhados ao Plano de Internacionalização da Instituição.
O edital prevê duas chamadas: a primeira, para o primeiro semestre de 2026, e a segunda, para o segundo semestre do mesmo ano, conforme os cronogramas detalhados no item 1.3 do edital da Capes.
A seleção interna dos candidatos será realizada de 4 a 25 de setembro para a primeira chamada, e de 18 de novembro a 8 de dezembro para a segunda. As inscrições devem ser feitas diretamente no sistema da Capes, mediante o preenchimento do formulário online e o envio da documentação exigida.
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE 2026) oferece oportunidades de estágio para estudantes de doutorado da UEPB matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição, que tenham obtido nota igual ou superior a 4,0 na última Avaliação Quadrienal da Capes, em centros de excelência científica no exterior.
Cada programa que ofereça curso de doutorado receberá uma cota de bolsa do PDSE 2026, concedida pela Capes, incluindo os cursos em rede, que também terão uma cota por instituição de ensino superior (IES). A Capes concederá bolsas para doutorado sanduíche no exterior, com duração mínima de quatro meses e máxima de seis meses para o primeiro cronograma, e período mínimo de quatro meses e máximo de nove meses para o segundo cronograma.
Processo seletivo
O processo seletivo será realizado em três etapas: a primeira é a seleção interna dos candidatos, que é responsabilidade da Instituição de Ensino Superior Brasileira. A segunda, a inscrição no sistema da Capes que deve ser feita pelos(as) candidatos(as) aprovados na seleção interna. Já a terceira é a homologação das inscrições no sistema da Capes, sob responsabilidade da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP). Confira os editais abaixo.