Pós-graduação em Ecologia e Conservação promove workshop em alusão ao Dia Nacional da Caatinga

3 de abril de 2023

Como forma de marcar na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o Dia Nacional da Caatinga, celerado no próximo 28 de abril, o Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e o Departamento de Biologia, através do Laboratório de Ecofisiologia de Plantas da Caatinga, no âmbito do Projeto Restauração Ecológica e Ecodesenvolvimento do Bioma Caatinga, promovem, nesta data, um workshop sobre o manejo e preservação da Caatinga. O evento ocorrerá no Auditório de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, a partir das 8h.

Durante o evento serão realizadas palestras e discutidas pesquisas realizadas na Caatinga pelo Programa. O workshop, segundo a coordenadora do evento, a professora e pesquisadora da temática Dilma Trovão, tem como objetivo reverenciar a formação natural do bioma, rico em biodiversidade e cultura quando comparada a outras áreas similares ao redor do planeta.

A atividade visa ainda comunicar ao público, constituído de graduandos de diversos cursos, pós-graduandos, pesquisadores, cientistas, admiradores, conservacionistas, leigos, gestores e órgãos de apoio, o que o Departamento de Biologia e o Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação estão construindo em conhecimento, cultura e educação a respeito deste ‘universo’ singular”.

A palestra de abertura será proferida pelo professor Sérgio Lopes, que é ecólogo e filósofo e que trará uma abordagem filosófica sobre a importância da conservação dessa formação natural característica do semiárido brasileiro. As inscrições iniciam dia 5 de abril e serão feitas on-line AQUI.

Na programação do evento está prevista, além das palestras dos pesquisadores que trabalham com a Caatinga, a apresentação de trabalhos na forma de painéis e também oral. Segundo a organização do evento, os trabalhos na forma oral serão escolhidos pela Comissão Científica dentre os trabalhos inscritos. Os modelos para elaboração dos resumos e painéis estarão disponíveis neste link.

Confira a programação completa abaixo.

Workshop Dia Nacional da Caatinga
Tema: A Caatinga somos nós: dialogando saberes para conservar a existência dos seres do Semiárido caatingueiro
Apresentação (durante todo o dia) de painéis com trabalhos inscritos e aceitos pela
Comissão Científica no hall do auditório de Psicologia
8h – 8h30 Apresentação musical (Dani Trovão – Cícero do Acordeon)
8h30 – 9h Abertura oficial-Autoridades
9h – 9h55 Palestra: Por quê conservar a Caatinga? Professor Sérgio de Faria
Lopes
10h – Parada para o cafezinho e apreciação dos trabalhos em painéis
10h30- 11h30 Palestra A Caatinga no PELD RIPA: integrando a conservação entre ecossistemas aquáticos e terrestres. Professor Dr. José Etham Lucena de Barbosa
11h30 – 12h Visualização dos Trabalhos em painéis
Intervalo para o Almoço
14h-15h30 – Apresentação oral dos 03 (três) trabalhos premiados pela Comissão Científica do evento-divulgação dia 24 de abril.
15h30 – Parada para o cafezinho e apreciação dos trabalhos em painéis
16h – 17h Palestra de encerramento. Professor Dr. José Iranildo de Melo: Para não dizer que não falei das Flores: Panorama do Conhecimento sobre as Angiospermas da Caatinga

Texto: Severino Lopes