PPGDR celebra 10 anos com palestra sobre o papel da ciência e tecnologia para o desenvolvimento regional

19 de agosto de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está comemorando 10 anos de atividades e, na tarde desta segunda-feira (19), promoveu uma palestra sobre “O papel da ciência e tecnologia para o desenvolvimento regional” como forma de celebrar a data e fomentar discussões que envolvam a contribuição destas áreas para o crescimento da Paraíba e da região Nordeste. A atividade foi realizada no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Participaram do debate sobre o tema o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano Costa. A mesa contou com mediação do professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB.

Antes das discussões sobre o tema, a professora Maria José Lima, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, destacou o importante trabalho do Mestrado em Desenvolvimento Regional que, em 10 anos, já formou mais de 130 mestres e vem contribuindo com estudos significativos para o estabelecimento de políticas públicas que fomentem o crescimento do Estado.

Ela lembrou que, recentemente, o programa recebeu a visita de avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) e salientou que as perspectivas são muito positivas no sentido do PPGDR avançar de conceito. “Temos trabalhado bastante para que tenhamos condições de conquistarmos nosso Doutorado em Desenvolvimento Regional”, frisou, acrescentando que a UEPB vai iniciar, em breve, o planejamento estratégico de sua pós-graduação e isso deve fortalecer ainda mais as pesquisas realizadas nas mais diversas áreas do conhecimento pela Instituição.

Ao iniciar sua fala, o secretário-executivo Cláudio Furtado reconheceu a efetividade da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB e destacou que é interesse do Estado estabelecer cada vez mais parcerias com a Universidade Estadual da Paraíba para executar seu plano de desenvolvimento. “Precisamos andar mais de mãos dadas. A UEPB é muito importante para ajudar o Estado a encontrar soluções para diversos problemas e alavancar o desenvolvimento paraibano. A Paraíba tem seus arranjos produtivos e, com parcerias, podemos identificar mais potencialidades e definir prioridades para que o Estado cresça e a sociedade se beneficie disso”, destacou.

Cláudio enfatizou que “o que a UEPB produz de conhecimento pode ser usado pelos setores produtivos e o governo pode ser um catalisador para que os projetos avancem”. Ele destacou, ainda, que o Governo do Estado lançará, em breve, um grande projeto voltado a identificar potencialidades de acordo com as características produtivas de cada região paraibana e salientou que “a UEPB pode ser a ponta de lança para o desenvolvimento regional e sustentável do Estado”.

Roberto Germano, presidente da Fapesq, apresentou um pouco do trabalho da fundação e ressaltou que o atual momento é de fortalecimento da Educação, que agregou, em nível de estrutura administrativa estadual, a pasta da Ciência e Tecnologia em sua dinâmica, o que, para Roberto, está sendo fundamental para transformar ideias inovadoras em realidades exitosas, por estar redimensionando o tamanho da Educação na Paraíba e garantindo aderência das políticas públicas de desenvolvimento às necessidades da sociedade.

“Não se pode pensar em políticas públicas em áreas de Ciência e Tecnologia, por exemplo, longe do desenvolvimento regional. A academia e as políticas públicas são hélices do desenvolvimento e a interação delas com a sociedade, para vir a suprir a demanda de necessidade das pessoas, é o que pode transformar cenários”, disse Roberto, lembrando ainda de várias iniciativas do Estado que vêm buscando aplicar a inovação em diversos segmentos, a exemplo do programa Centelha Paraíba, que está selecionando ideias inovadoras para transformá-las em empresas com potencial de desenvolver a Paraíba em vários campos de atuação.

Texto e fotos: Tatiana Brandão