PPGDR promove seminário sobre meio ambiente, Celso Furtado e o desenvolvimento

16 de maio de 2024

Por ignorar a natureza em favor do desenvolvimento econômico, a humanidade vem lidando com sérios problemas, incluindo a atual tragédia das enchentes no Sul do país. Uma atividade promovida pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irá refletir sobre esta questão. Na próxima quarta-feira (22), acontece o seminário “Leituras Furtadianas: meio ambiente, Celso Furtado e o desenvolvimento como falácia”.

O convidado é o economista ecológico, Clovis Cavalcanti. A atividade acontece às 14h, no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande. Clovis Cavalcanti é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador emérito da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), órgão público vinculado ao Ministério da Educação. O evento é aberto a toda comunidade interessada, com direito a certificação, e a inscrição será feita pouco antes do seminário.

Segundo o professor do PPGDR e diretor da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), Cidoval Morais, este seminário está inserido no projeto Leituras Furtadianas, ligado ao Programa. Este ano, especialmente, o projeto está focado na discussão e aprofundamento da obra de Celso Furtado, especialmente no livro “O mito do desenvolvimento econômico”, que está completando 50 anos.

“Toda semana estamos realizando uma sessão de debate e entrevistas com intelectuais do Brasil e de outros países sobre a repercussão e impacto dessa obra, que é singular no pensamento de Celso Furtado, porque é a primeira obra dele que trata da questão dos limites e uso excessivo de recursos naturais para promover o desenvolvimento”, explicou Cidoval. O professor acrescentou que Clovis Cavalcanti foi o primeiro a escrever sobre este livro de Celso Furtado, inaugurando no Brasil a discussão sobre economia ecológica, onde a questão da sustentabilidade se sobressai.

Sobre esta temática, também estão em andamento dois outros projetos: a construção de um livro – que está com chamada aberta – convidando intelectuais a discutir a importância da obra “O mito do desenvolvimento econômico”, sua atualidade e agendas hoje. “Durante o seminário, iremos lançar uma série de podcasts, com entrevistas e discussões sobre o livro”, afirmou Cidoval.

Ele relatou que já foram entrevistados para esta série vários pesquisadores e estudiosos da obra de Celso Furtado, a exemplo da economista Tânia Bacelar; Carlos Brandao, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Carlos Bastos, diretor do Centro Celso Furtado; e o economista Carlos Galvão.

Clovis Cavalcanti
É presidente de honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco); ex-presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE); membro do Conselho Consultivo do Centro Internacional Celso Furtado. É graduado em Economia pela UFPE e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Atuou na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), junto com Celso Furtado.

Celso Furtado
O paraibano Celso Monteiro Furtado foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Suas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia. Foi criador de uma obra inovadora com uma leitura contemporânea das contradições do capitalismo e o único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel de Economia, em 2013. Com uma bibliografia de mais de 30 livros, ele investigou a mecânica do subdesenvolvimento do país.

Texto: Juliana Rosas