PPGQ promove minicurso sobre introdução à análise bibliométrica a partir de mapeamento da produção científica

2 de outubro de 2024

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em colaboração com Programa de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promoverá o minicurso “Introdução à Análise Bibliométrica: Mapeamento da Produção Científica”. A atividade será ministrada pela professora Adriana da Silva Simões, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), doutoranda do PRODEMA-UFPB. Os(As) interessados(as) em realizar a inscrição devem utilizar este link.

O minicurso será realizado em três módulos. No primeiro, em 10 de outubro, os(as) participantes serão introduzidos aos conceitos de bibliometria e às principais bases de dados bibliográficas, como Web of Science e Scopus. No segundo módulo, dia 17, será abordada a visualização de redes bibliométricas utilizando o software VOSviewer. Já no terceiro e último módulo, no dia 24 de outubro, será realizada a análise quantitativa de dados bibliométricos com o uso da ferramenta Bibliometrix. Os encontros aconteceram remotamente, via Google Meet, sempre às 18h.

A análise bibliométrica é um método rigoroso e amplamente utilizado para explorar e examinar grandes volumes de dados científicos. Ela possibilita a compreensão da evolução de um campo de estudo e a identificação de tendências de pesquisa. Essencial para a pesquisa científica, a bibliometria oferece uma análise quantitativa e estatística dos padrões de publicação, permitindo avaliar o impacto de publicações, das revistas, instituições e países com maior influência em áreas específicas. Além disso, facilita a busca por oportunidades de colaboração com pesquisadores e instituições com alto desempenho científico.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail:simonesimoes@servidor.uepb.edu.br.