Praça construída no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde reforça política de sustentabilidade da UEPB
Em qualquer uma das quatro estações do ano, faz calor em Campina Grande. Por isso, a presença de árvores torna qualquer ambiente agradável, principalmente em uma área em que pássaros encontram refúgio para soltar o seu canto. Assim, já está pronta uma praça na entrada do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tornando o ambiente bem atrativo. Um espaço para os estudantes, técnicos(as) administrativos(as) e professores(as) dos cursos e laboratórios conversarem, estudarem e principalmente, reporem suas energias.
Construída pela Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da Instituição, a área de convivência foi projetada dentro da política de sustentabilidade desenvolvida pela UEPB e em sintonia com a Agenda 2030. Todo o material utilizado na construção da praça é originário de material excedente de obras como cerâmica e tijolos, que teriam como destino o descarte, mas foram reaproveitados. Nas mãos dos profissionais de PROINFRA eles ganharam uma nova utilidade e embelezaram a entrada do CCBS.
A praça conta com várias mesas de cerâmica, algumas já cobertas, cercadas por bancos e tabuleiros para os frequentadores(as) se divertirem nas horas de descanso. Parte do trabalho foi realizado pelo mestre de obras, Anilson Batista, que segundo a pró-reitora de Infraestrutura, professora Weruska Brasileiro, usou da criatividade para dar um toque especial ao ambiente.
“Muitas dessas áreas de convivência estão sendo construídas com material que era sucata ou ia para o lixo. Não tinha nenhuma utilização. Então, ele juntou esse material, as sobras de cerâmica para fazer aqueles tabuleiros. Todo material não tinha utilização para a obra de infraestrutura, mas ganhou um destino”, contou.
A pró-reitora destacou que uma das metas da UEPB é cada vez mais se tornar uma Instituição sustentável. Assim, quanto mais aproveitar as sobras de materiais, melhor, já que assim, evita-se a compra de novos materiais, mais gastos e mais danos ao meio ambiente, caso o destarte não seja correto.
A praça foi construída em frente ao complexo das Três Marias, próxima ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), mas ainda não foi inaugurada. Contudo, ela já pode ser usufruída pela comunidade universitária. O local ainda está à espera de um nome para ficar eternizado. Para isso, a Pró-reitoria de Infraestrutura lançou uma campanha nas redes sociais para escolha do nome da praça.
O processo está em andamento. Professores(as), técnicos(as) e estudantes podem opinar. A PROINFRA está analisando as sugestões e em breve divulgará o nome escolhido. A professora Weruska ainda garantiu que a proposta da UEPB é expandir essas áreas de convivência para os demais Centros de Ensino da Instituição. “A nossa ideia é aumentar a área de convivência para toda a comunidade universitária, não apenas no Câmpus I, mas em todos os câmpus. A tendência é a gente colocar em vários locais para que principalmente os nossos estudantes se sintam bem dentro do Câmpus, em um momento de lazer ou de descanso”, explicou.
Além da praça, a PROINFRA colaborou no projeto ambiental que está sendo desenvolvido no laboratório LEVIN, também no CCBS. Todo o laboratório foi revitalizado. A área de convivência instalada em meio às árvores, folhas e calçamentos, também ganhou forma. O mesmo trabalho foi feito no projeto “Quintal Produtivo”, que está sendo desenvolvido no Departamento de Biologia, sob a coordenação do professor Sérgio Lopes. O projeto, voltado para questões ambientais, está em fase de desenvolvimento e conta com um minianfiteatro aberto, além de plantação de mudas, entre outras ações.
Texto e fotos: Severino Lopes
Acesso à Informação




Você precisa fazer login para comentar.