Premiação do 7º Seminário de Extensão encerra atividades do 3º Congresso Universitário da UEPB
Após uma semana de intensa atividades, terminou nesta sexta-feira (10) o 3º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A cerimônia de encerramento aconteceu no Auditório III da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, em Campina Grande, e foi marcada pela premiação dos melhores trabalhos inscritos e apresentados no 7º Seminário de Extensão (SEMEX) na Cota 2022/2023, com o Prêmio Paulo Freire de Extensão.
A cerimônia contou com a presença da reitora Celia Regina Diniz, uma das entusiastas do Congresso; da pró-reitora de Extensão (PROEX) e presidente da Comissão organizadora do evento, professora Socorro Barbosa; da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha; além da pró-reitora adjunta de Extensão, professora Dauci Pinheiro Rodrigues.
Estudantes, pró-reitores e professores, principalmente orientadores dos projetos apresentados no 3º Congresso, prestigiaram a solenidade. Antes da entrega dos prêmios foi exibido um vídeo intitulado “Itan Conversa Questões de Gênero”, produzido por estudantes da Escola Estadual Itan, Pereira sob orientação de um discente residente de Sociologia da UEPB, que mostrou a integração da Instituição com a sociedade e o estreitamento com as unidades do ensino básico.
Emocionada, a reitora Célia Regina afirmou que o 3º Congresso Universitário da UEPB consistiu em uma consagração e prestação de contas da Universidade à sociedade. Ela, que acompanhou inúmeras atividades do evento, ressaltou que o Congresso foi brilhante, que vai ficar na história e mostrou como a Universidade tem contribuído para o desenvolvimento da Paraíba nas áreas da ciência, do ensino, da pesquisa, cultura e inovação.
“Para mim, o 3º Congresso Universitário da UEPB representa uma ebulição do que a Universidade faz. Uma prestação de contas à sociedade do que a nossa Instituição, a UEPB faz para o desenvolvimento do Estado, seja no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação, ou na cultura e na arte. Eu fico muito feliz porque em uma semana a Universidade, nos seus oito Câmpus, pode mostrar um pouco de todo o trabalho que ela faz tanto para a comunidade universitária como para a comunidade externa”, avaliou.
A reitora também avaliou como positiva a decisão de realizar o Congresso de forma descentralizada, envolvendo todos os Câmpus da Instituição. E classificou o evento como o momento de uma consagração que serviu para mostrar o que realmente a UEPB faz nas diversas áreas do conhecimento. “Descentralizando a gente pode fazer com que todos os estudantes tivessem condições de apresentar os seus trabalhos e conhecer os trabalhos de outros estudantes e outros professores. Esse momento é o momento de uma consagração”, frisou.
Aguardada com muita expectativa, a premiação dos melhores trabalhos apresentados no 7º Seminário de Extensão foi conduzida pela professora Socorro Barbosa. Antes de revelar os vencedores, a docente fez um agradecimento emocionado a todos os professores, técnicos administrativos e estudantes, que contribuíram de forma efetiva para o êxito do evento. Gratidão aos pró-reitores, aos diretores dos oito Câmpus que mobilizaram toda a comunidade universitária. “Não foi fácil. Só foi possível porque foi preparado por várias mãos, corações e mentes. Tudo foi pensado visando o melhor para o discente, o docente, ou o técnico administrativo e colaborador dos projetos e programas”, agradeceu.
Foram premiados os três primeiros trabalhos dos mais de 300 inscritos em execução na UEPB nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho e Educação. “Todos os trabalhos têm sua relevância social e acadêmica muito grande. Porém, passaram pela banca e tivemos que escolher os que tiveram melhor destaque em todas as áreas”, observou a professora Socorro.
Para conhecer os vencedores, clique AQUI.
Outras premiações
A cerimônia de encerramento também foi marcada pela premiação da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) aos melhores trabalhos de monitoria, estágio e PET. Em sua 3ª edição, o Congresso Universitário da UEPB teve números surpreendentes que dimensionam o tamanho e a grandiosidade da Instituição. Ao todo, foram realizados durante a semana 31 eventos espalhados pelos oitos Câmpus da Universidade.
Segundo dados dos organizadores, um público superior a seis mil pessoas participaram das atividades, entre professores, estudantes, técnicos e a comunidade externa. Pelo menos 400 estudantes atuaram como monitores auxiliando na logística do evento. Foram realizados os todo,150 oficinas e minicursos, além de 59 mesas-redondas e palestras, como também exposições, mostras e feiras de arte e artesanato, com destaque para as exposições das Mostras de Extensão, mostras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).
ENIC reconhece melhores trabalhos de Iniciação Científica
Valorização, reconhecimento e estímulo para a continuidade das pesquisas. Depois de uma intensa maratona de trabalhos, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), premiou os melhores projetos apresentados no 30º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), bem como, as melhores Dissertações e Teses defendidas nos programas de Pós-graduação da UEPB.
A solenidade, realizada na manhã de quinta-feira (9), no Auditório III da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, foi presidida pelo pró-reitor, professor Francisco Jaime, que destacou a relevância e qualidade dos projetos apresentados, como também pela pró-reitora adjunta, professora Nadja Maria da Silva Oliveira .Participaram ainda da solenidade, a pró-reitora de Extensão, Maria do Socorro Barbosa; o pró-reitor de Gestão Administrativa, professor Ricardo Soares da Silva; e o coordenador geral de Pós-graduação stricto sensu, professor Luciano Barbosa Justino.
Antes de revelar os nomes dos premiados, o pró-reitor Francisco Jaime fez uso da fala e externou o seu agradecimento a todas as pessoas que se empenharam para o sucesso do Congresso. Ele reafirmou o compromisso da UEPB para o avanço da pesquisa na Instituição, com a concessão de um maior número possível de bolsas aos estudantes. “Os trabalhos foram avaliados por um grupo de mais de 100 professores da nossa Universidade e professores externos. E este ano, diferente dos anos anteriores, todos os estudantes foram convocados para apresentar. E não só todos apresentaram, mas foi a primeira experiência da UEPB de fazer apresentações em todos os Câmpus”, observou.
Durante a cerimônia, foram premiados os melhores trabalhadores em cada uma das oito áreas do conhecimento. Ao todo, 628 trabalhos realizados por estudantes bolsistas foram apresentados, em todos os Câmpus da UEPB, sendo que a maioria deles de forma presencial, e outros remotos. Os premiados receberam certificados e livros. Além disso, os melhores trabalhos serão publicados e vão compor um livro de resumos. Esta é mais uma forma da Universidade incentivar e valorizar a produção acadêmica científica.
Para ter acesso à lista de premiados, clique AQUI.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.