Prêmio UEPB de Teses e Dissertações premia melhores autores e programas de Pós-graduação da Instituição

21 de julho de 2023

Estimular a excelência na pesquisa científica e tecnológica, além de dar visibilidade às teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Instituição. Com esse objetivo, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por intermédio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e da Coordenação Geral Stricto Sensu, lançou o Prêmio UEPB de Teses e Dissertações Rosilda Alves Bezerra 2023.

A iniciativa nasceu com o intuito de reconhecer e premiar as dissertações de mestrado e teses de doutorado de destaque defendidas nos PPGs da Instituição nas oito áreas de conhecimento. Podem participar do prêmio acadêmicos, docentes e profissionais que tenham trabalhos produzidos conforme os critérios do edital. As inscrições para os interessados já se encontram abertas e podem ser feitas até 11 de agosto. Para a inscrição deverão enviar os documentos exigidos no edital à PRPGP via SUAP, através de memorando.

São exigidos no ato da inscrição exemplar completo da tese/dissertação selecionada em PDF, declaração assinada pelo autor e orientador concordando com a inscrição de sua tese/dissertação, resumo da tese e/ou dissertação de no mínimo 400 e máximo de 600 palavras, lista da produção intelectual derivada da tese e/ou dissertação, declaração do Programa de que a tese/dissertação está depositada na Biblioteca da UEPB, ata da reunião do colegiado do Programa que selecionou a dissertação e Currículo Lattes resumido do autor.

As teses e dissertações para concorrerem ao Prêmio UEPB de Teses e Dissertações Rosilda Alves Bezerra 2023 devem obrigatoriamente atender aos critérios de elegibilidade, que são: estarem disponíveis na Biblioteca da UEPB, terem sido defendidas no interstício de agosto de 2022 a julho de 2023, e terem sido defendidas na UEPB, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação.

Para concorrer ao prêmio as teses e dissertações também precisam terem sido defendidas em Programa de Pós-graduação que tenha tido, no mínimo, três teses de doutorado e/ou dissertações defendidas no interstício de agosto de 2022 julho de 2023, bem como terem sido indicadas pelo respectivo Programa de Pós-graduação para inscrição no Prêmio UEPB de Teses e Dissertações Rosilda Alves Bezerra 2022.

Os critérios de premiação deverão considerar a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, observada a quantidade e a qualidade de produtos dela decorrentes, e o valor agregado do trabalho ao grupo de pesquisa ao qual esteve vinculado.

A premiação outorga de certificado ao autor, ao Programa de Pós-graduação do qual decorre a tese/dissertação, bem como a indicação para publicação pela Editora da UEPB, considerando cada uma das áreas do conhecimento que são, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Computação, e Linguística, Letras e Artes.

A publicação do resultado do prêmio da edição deste ano será no dia 6 de novembro, e a solenidade de entrega aos vencedores acontece no dia 11 do mesmo mês. Confira o edital completo AQUI.

Texto: Severino Lopes