Primeira edição do Mestres Brasileiros de Física acontece em Campina Grande com apoio da UEPB

4 de março de 2020

Como forma de selecionar as equipes brasileiras para participação em eventos internacionais a cerca dos estudos no campo da Física, está sendo realizada em Campina Grande, com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a primeira edição do Mestres Brasileiros de Física (MBF). Desde o dia 1º até a próxima sexta-feira (6), professores de escolas públicas estão reunidos para fazerem provas que devem determinar quais alunos formarão as delegações brasileiras para as olimpíadas internacionais da disciplina.

O objetivo desse encontro é definir com antecedência as equipes que comporão as delegações estudantis, além de oferecer um ambiente semelhante ao que existe nas disputas do exterior. A estimativa é que neste “1º Mestres Brasileiros de Física” sejam selecionados 60 alunos, sendo que os 14 melhores classificados poderão participar de competições como a International Physics Olympiad (IPhO), a European Physics Olympiad (EuPhO) e a Olimpíada Iberoamericana de Física, que será realizada em João Pessoa. Sendo assim, o MBF possibilitará que os estudantes vivenciem uma olimpíada pedagógica no modelo da IPhO.

Durante esses seis dias de evento, serão discutidos os resultados das provas com os professores das escolas, além das avaliações experimentais e teóricas feitas pelos alunos e a discussão sobre a forma que os professores esperavam que os exercícios fossem resolvidos. Também haverá espaço para os discentes questionarem sobre as avaliações realizadas. Após este 1º MBF serão definidas três delegações brasileiras e os alunos poderão se preparar para as olimpíadas internacionais.