Pró-Reitora de Graduação abre processo seletivo para Programa de Monitoria do período letivo de 2024.2

25 de junho de 2024

A Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu uma nova de seleção de monitores remunerados e não-remunerados para o exercício do Programa de Monitoria no período letivo de 2024/2. As inscrições para os(as) discentes interessados(as) devem ser feitas por meio de preenchimento do Formulário de Inscrição disponível neste link, entre os dias 5 e 9 de agosto.

A PROGRAD explicou que o(a) docente que ministrará o componente curricular no período letivo de 2024.2 poderá solicitar estudante monitor(a) por meio de requerimento, em formulário próprio a ser entregue via e-mail ao Departamento ou unidade de lotação respectivo, entre os dias 1º e 5 de julho. Cada componente curricular associado a um(a) docente poderá ter, no máximo, três monitores(as), sendo um bolsista e dois ou três voluntários.

Conforme explicou a PROGRAD, somente poderá submeter-se ao processo de seleção de monitoria o(a) estudante que atender aos seguintes requisitos do edital: ter cursado, na UEPB, o componente curricular para o qual efetuou inscrição e obtido média igual ou superior a 7,0, possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0 e não ter mais de três reprovações em componentes curriculares anotadas em seu histórico acadêmico.

O período de realização da seleção de monitores será de 14 a 20 de agosto e o período de cadastro dos(as) monitores(as) selecionados(as) será de 27 a 30 do mesmo mês. O início das atividades de monitoria está marcado para o dia 2 de setembro e a publicação do resultado geral pela PROGRAD no dia 6 do mesmo mês.

Os(As) candidatos(as) aprovados(as) neste processo seletivo concorrerão à bolsa de monitoria para o semestre letivo de 2024.2, prorrogável uma única vez por mais um semestre, desde que o componente objeto da seleção continue a ser ofertado durante o período da prorrogação. O(A) discente só poderá se inscrever e exercer a função de monitor(a) em um único componente curricular, não tendo validade às inscrições realizadas para mais de um componente curricular.

A Monitoria, enquanto experiência pedagógica oferecida ao aluno de graduação, tem por objetivos, despertar, no(a) discente, o interesse pela docência e promover a cooperação entre os corpos docente e discente, em benefício da qualidade do ensino de graduação. Confira abaixo o edital e documentos necessários para a participação no processo seletivo.

Programa Monitoria 2024.2 – Edital
Anexo I