Pró-Reitoria de Extensão promove live sobre possibilidades e caminhos da creditação curricular

23 de abril de 2021

Uma estratégia do Plano Nacional de Educação prevê a inclusão de mais cursos extensionistas nas universidades. Com esse propósito, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverá uma transmissão ao vivo pela internet para debater a temática. A live “Creditação da Extensão: possibilidades e caminhos para implementá-la”, acontece na quarta-feira (28), às 14h e será transmitido pelo canal Rede UEPB no YouTube.
O encontro virtual terá a participação dos professores palestrantes Diego Madureira de Oliveira, da Universidade de Brasília (UnB), e Etevaldo Almeida Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e será mediada pela professora Nadege da Silva Dantas, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A curricularização da extensão ou creditação curricular da extensão é uma estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. Trata-se de uma política nacional com destaque para a inclusão da extensão em no mínimo 10% da carga horária dos currículos dos cursos de graduação, visando promover a interação dialógica entre universidade e sociedade, bem como a formação cidadã de estudantes, a produção de saberes e conhecimentos transformadores, a indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão e um novo arranjo curricular para as Instituições de Ensino Superior.
As alternativas e experiências curriculares inovadoras que vêm acompanhadas com a curricularização significam mudanças na estrutura curricular, no arcabouço teórico-metodológico, nos objetivos de formação, atuação do professor e do estudante, gerenciamento administrativo, relação universidade-sociedade.
Na UEPB, foi formada uma Comissão Mista de Curricularização (CMC), em 2019, e uma nova comissão está sendo formada, composta por servidores da PROEX, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), além de um membro da representação estudantil. Esta comissão dará continuidade aos trabalhos já iniciados, com o objetivo de promover a incorporação da extensão nos currículos dos cursos de graduação.
Texto: Juliana Rosas