Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas retoma atividades de escuta psicológica para servidores da UEPB

20 de agosto de 2019

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através dos setores Saúde do Trabalhador e Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), informa aos servidores da Instituição que as atividades do plantão de escuta psicológica neste segundo semestre já foram retomadas e aqueles que desejarem utilizar o serviço podem comparecer na Sala 106, localizada no 1º andar do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, para o devido atendimento, nas terças, das 9h às 11h, e sextas-feiras, das 8h às 11h.

Após 10 anos oferecendo o atendimento de escuta e aconselhamento psicológico através da Clínica Escola de Psicologa, a Universidade Estadual da Paraíba ampliou esse serviço, direcionado-o aos servidores (professores e técnicos, efetivos, contratados, terceirizados e reeducandos) da Instituição. Este plantão de escuta psicológica é caracterizado por um acolhimento imediato, percepção atenta e facilitadora com o objetivo de possibilitar a redução do sofrimento mental frente as situações de emergência psíquica.

Esse tipo de atendimento foi motivado para ampliar o apoio psicológico que a Universidade oferece a sua comunidade. De acordo com ela, atenção à saúde mental é um fator importante e age também na prevenção de acidentes de trabalho, já que muitos desses casos acabam acontecendo por algum tipo de transtorno reflexivo nas atitudes laborais do indivíduo.

O serviço de plantão de escuta e aconselhamento psicológico voltado aos servidores atende uma demanda que, muitas vezes, não tinha condições, ou até mesmo tempo, de se deslocar para a Clínica de Psicologia e esperar para ser atendido. O atendimento está disponível no Prédio Administrativo e o servidor pode procurá-lo quantas vezes achar necessário. Se, durante esse atendimento, for observado que é necessário um acompanhamento sistemático, o servidor será encaminhado para receber ajuda diretamente na Clínica, como forma de atenção à saúde mental.

Este atendimento é caracterizado por um acolhimento imediato para pessoas que, voluntariamente, busquem o serviço para usufruir do espaço, além de não ser necessária a marcação de horário. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (83) 3315-3518 / 3315-3445.

Texto: Tatiana Brandão