Pró-reitoria de Pós-graduação divulga novo comunicado sobre distribuição das cotas de bolsas de Demanda Social 2023
A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou um novo comunicado após decisão conjunta com a Câmara de Pós-graduação, em reunião realizada em 19 de maio, para a distribuição de bolsas de Demanda Social (DS) para o ano de 2023, em alteração à nota publicada em 4 de abril, no portal da UEPB.
A PRPGP comunica que recebeu a formalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de que não receberá novas cotas de bolsa de Demanda Social (DS) referente ao exercício de 2023. Assim sendo, a PRPGP terá disponível durante todo o período do quadriênio em exercício (2020–2024), apenas as cotas recebidas no ano de 2022. Serão oito quotas de bolsas de mestrado e seis de bolsas de doutorado, as quais permanecerão válidas até o término do quadriênio.
Em decorrência disso, durante a realização de reunião extraordinária da Câmara de Pós-graduação, foi decidido que:
● As bolsas concedidas em 2022 serão mantidas para os estudantes contemplados em 2022 até se completar o prazo de matricula de no máximo 24 meses, para estudantes de mestrado e de no máximo 48 meses, para estudantes de doutorado, sem possibilidades de prorrogação;
● Após conclusão desses períodos máximos supramencionados, as cotas de bolsa retornarão para a Pró-reitoria para serem novamente distribuídas, para os Programas de Pós-graduação, de acordo com as prioridades definidas e publicadas na nota publicada em 4 de abril de 2023;
● Caso eventualmente essa Pró-reitoria venha a receber novas cotas de bolsas, dentro desse quadriênio, as bolsas serão destinadas aos PPGs, de acordo com a priorização descrita no parágrafo anterior.