Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa lança edital do Programa Institucional de Apoio à Produção Científica de 2023

17 de março de 2023

A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou, nesta sexta (17), o edital do Programa Institucional de Apoio à Produção Científica na Pós-draduação da Instituição. A iniciativa é destinada a oferecer auxílio financeiro para a publicação de artigos em periódicos científicos de elevada qualificação. O edital versa sobre o pagamento dos custos de publicação de artigos aceitos (taxas de publicação) em coautoria (orientador e orientando) em periódicos científicos de ampla circulação.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, destaca que este Programa é uma importante iniciativa da PRPGP para contribuir com a consolidação dos Programas de Pós-graduação e viabilizar a divulgação de estudos de excelência realizados por pesquisadores da Instituição. Para atender aos objetivos deste edital estão previstos recursos no valor de até R$ 200 mil.

“Este Programa permite que os orientadores dos Programas de Pós-graduação publiquem juntamente com seus estudantes em revistas ‘open access’, que cobram taxas para publicação dos artigos aprovados. As maiorias dessas revistas são internacionais e com taxas caras em moedas estrangeiras (euro, dólar e franco-suíço), o que inviabiliza a maioria dos pesquisadores a publicarem nelas. Então, criamos esse programa que paga não só os custos de publicação, como também o IOF das transações em moeda estrangeira, fazendo com que os pesquisadores não precisem desembolsar nenhum centavo”, explicou o pró-reitor.

Podem participar do referido edital como coautores discentes egressos da pós-graduação nos últimos cinco anos, e discentes de graduação vinculados aos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A submissão de propostas já está ocorrendo e segue até a data limite de empenho ou até o limite financeiro disponibilizado. A avaliação segue de acordo com a ordem cronológica de envio do processo eletrônico.

Clique aqui para conferir o edital.