Pró-reitoria Estudantil divulga edital com processo seletivo para os Programas de Permanência da UEPB

14 de maio de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria Estudantil (PROEST), segue sua política de assistência para viabilizar a permanência dos(as) estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Instituição. Assim, foi lançado nesta segunda-feira (13), o edital dos programas de Restaurante Universitário (Câmpus I), Bolsa Alimentação, Bolsa Manutenção, Bolsa Manutenção Parcial e Moradia Universitária, que preveem o oferecimento de 653 vagas distribuídas entres os oito câmpus.

O processo seletivo do Programa de Restaurante Universitário destina-se aos(às) estudantes regularmente matriculados(as) no Câmpus I, em Campina Grande, e dá direito ao(à) discente selecionado(a) a refeições diárias (almoço ou jantar) nutricionalmente equilibradas. Já O Programa de Bolsa Alimentação tem como finalidade fornecer uma alternativa de custeio de alimentação aos(às) estudantes matriculados(as) nos câmpus que ainda não possuem Restaurante Universitário (câmpus III, VI, VII, VIII) e proporciona uma bolsa mensal para o(a) assistido(a) no valor de R$ 300.

A Bolsa Manutenção é destinada aos(às) estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos Médio, Técnico e de Graduação, procedentes de municípios distintos daqueles em que se situam os câmpus onde estudam e que necessitam fixar residência nestes. O(A) selecionado(a) nesse programa de assistência tem direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 506.

Assim como o programa de Bolsa Manutenção, o Programa de Moradia Universitária também é destinado aos estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos de graduação, oriundos(as) de municípios distintos daquele onde se situa o câmpus que estudam e que necessitam fixar residência na cidade. O(A) estudante contemplado(a) passará a morar, junto com outros(as) colegas, em apartamentos mobiliados, custeados pela UEPB, e também terá direito a um auxílio no valor de R$ 253, e, no caso de Campina Grande e João Pessoa, a fazer refeições no Restaurante Universitário.

Por fim, o Programa de Bolsa Manutenção Parcial é destinado aos(às) estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados(as) nos cursos de Médio, Técnico e de Graduação e que residam juntamente com seu núcleo familiar na cidade do câmpus em que estudam ou nas cidades que oferecem transporte gratuito (para todo o trajeto e nos turnos nos quais os(as) estudantes estejam matriculados(as).

Os(As) estudantes interessados(as) em concorrerem às vagas desses programas de permanência devem ler atentamente o edital e seguir as orientações para realizar a inscrição on-line. O período foi prorrogado e se estende até as 23h59 de 7 de junho. A PROEST também informa que os demais fases da seleção também serão prorrogadas uma semana à frente. Cada estudante poderá se inscrever apenas uma vez, portanto, em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a PROEST, de segunda a sexta, das 7h às 17h, por meio do e-mail proest@setor.uepb.edu.br, ou pelos telefones 3315-3450 ou 3315-3328, ou ainda de forma presencial, na sala 227, localizada na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus I.

Confira o edital completo acessando este LINK.

O cronograma retificado está disponível neste LINK.