2º Festival Universitário de Artes (Fuá) da UEPB começa na quarta-feira (06) culminando com Cabruêra

4 de abril de 2016

cabrueraComeça na quarta-feira (06), a segunda edição do Festival Universitário de Artes (Fuá). O evento, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem a premissa de democratizar o acesso à cultura e à arte e terá início às 08h30, no Pavilhão das Artes, Campus I, Bairro de Bodocongó, em Campina Grande. O dia terá uma programação intensa, culminando com um show da Cabruêra, às 22h30, no palco principal.
A programação do Fuá se inicia com uma apresentação da Banda de Música da EAC/UEPB, oriunda do Campus IV, localizado em Catolé do Rocha. Em seguida, às 9h, ocorrerá uma mesa de abertura e posteriormente a mesa redonda “Políticas Públicas para as Artes”, com o secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, e o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor Chico Pereira.
A primeira parte das oficinas será iniciada com o Projeto Labacé, às 9h, trazendo o músico Escurinho para uma atividade centrada na percussão. Às 13h, será a vez da Literatura de Cordel, com o professor Edcarlos Medeiros. Às 14h está prevista a oficina “Porque a música é transgênica”, com Totonho, e outra sobre Rádio, com o radialista Luiz Henrique. As oficinas serão sediadas no Departamento de Psicologia da UEPB.
Às 15h, no Pavilhão das Artes, a estudante Marcinha Lima procederá com uma palestra acerca da temática Feminismo Negro. Já a partir das 14h, no mesmo local, o Fuá dará ênfase à Literatura, efetuando o lançamento do livro Caderneta de Fiado, com o escritor Efigênio Moura, e, às 16h, com uma apresentação do Ariel Coletivo Literário.
A Mostra Comunicurtas, com exibição de filmes na Sala de Cinema, situada ao lado do DCE, será iniciada às 9h, com a coordenação de Hipólito Lucena. Às 14h30, os curtas paraibanos invadem o Fuá, tendo à frente Ed Júnior, com uma mostra sobre o tema.
A partir das 19h30, as bandas Laboratório Mundo, Emboscada e Cabruêra sobem ao Palco Música, localizado próximo a Biblioteca Central, para um dos momentos mais aguardados do Festival, apresentando-se às 19h30, 21h e 22h30, respectivamente.
A primeira edição do Festival Universitário de Artes ocorreu em 2013. Desde que foi criado, o evento tem o interesse de possibilitar um ambiente de fruição artística, discussão profícua e aprendizado de arte. Confira a programação e acompanhe todas as novidades sobre o Fuá pela rede social https://www.facebook.com/FestivalUniversitarioDeArtes
Confira aqui um mapa com a estrutura do evento.