Aprovada criação da Especialização em Gestão e Produção Cultural em parceria com a SECULT

24 de abril de 2024

Uma proposta que vai impulsionar ainda mais o potencial da cultura da Paraíba, valorizar e difundir os bens culturais como fonte de expressão da região. Com esse intuito, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião realizada nesta quarta-feira (24), a proposta encaminhada pela Pró-reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) da criação do curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba (SECULT).

Antes da apreciação da proposta, a professora Celia Regina lembrou que o projeto pedagógico do curso foi aprovado na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

O curso, conforme destacou em seu parecer o relator da proposta, o conselheiro José Luiz Cavalcante, se insere na área de conhecimento “Cultura” e na linha de pesquisa “Economia Criativa, Políticas Públicas e Cultura”. O objetivo é capacitar profissionais com as competências necessárias para atender de maneira eficaz e inovadora às demandas em constante evolução do mercado cultural contemporâneo.

O curso será realizado a partir de convênio com a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba ofertando 150 vagas para a primeira turma. Com duração de 18 meses e a carga horária mínima de 360 horas ele dispõe na proposta curricular de dez componentes, com carga horárias de 30h e 60h, além do Trabalho de Conclusão de Curso.

O perfil do egresso prevê a formação de profissional que esteja habilitado para a gestão e produção cultural que envolve a gestão de projetos de criação, desenvolvimento e execução de projetos e iniciativas culturais, a captação de recursos, a produção de eventos, concepção, planejamento e execução de exposições, espetáculos, festivais, entre outros, a administração de instituições culturais, entre outras atividades que vão da escolha de temas e seleção de artistas e fornecedores a negociação de contratos, até a logística, divulgação e execução do evento.

O professor José Luiz Cavalcante, ressaltou em seu parecer, que a UEPB já se faz presente nesses múltiplos cenários por meio de diversas iniciativas, como os Núcleos de Arte e Cultura, Cursos de Extensão, Trabalhos de Pesquisa, além do incentivo e fomento de atividades da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT). A criação de uma especialização, segundo ele, poderá potencializar essas ações, além de ofertar ao Estado da Paraíba profissionais que possam compreender e atuar de forma propositiva no setor.

Presente na reunião, o pró-reitor de Cultura, professor José Cristovão de Andrade destacou a importância da criação da especialização, e classificou como um momento ímpar da Instituição na defesa da produção e da promoção dos bens culturais, fundamentais no processo de humanização.

A reitora Celia Regina destacou que a proposta foi fruto de um trabalho construído de forma coletiva e que envolveu várias pessoas. Ela lembrou que a UEPB foi procurada pela Secretaria para ofertar a especialização e ressaltou que a Instituição é muito forte nesse setor. “Com certeza esse parecer do professor José Luiz e também da professora Conceição no Consepe, eles representam a força que a nossa UEPB tem na cultura do nosso estado”, destacou a reitora Celia Regina.

A vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, assim como, a pró-reitora de Ensino Médio, Técnico em Educação a Distância, professora Vaneide Lima Silva, também destacaram a relevância da proposta. O coordenador de Comunicação e um dos entusiastas do projeto, o jornalista Hipólito Lucena, lembrou que a cultura vive um novo momento e a UEPB tem tido um papel relevante para divulgar as expressões culturais existentes do Estado, cujo potencial é imensurável.

Texto: Severino Lopes