Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança novo e-book da série “Literatura e Interculturalidade”

29 de junho de 2016

eBook-Reader
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lançou mais um e-book da série “Literatura & Interculturalidade”. Trata-se da obra “O conto e o romance contemporâneos na perspectiva das literaturas pós-autônomas”, organizado pelo professor Antonio de Pádua Dias da Silva. A série tem como objetivo a publicação e divulgação dos resultados de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB.
O livro é resultado de longas e acaloradas discussões durante as aulas da disciplina Tópicos Especiais em Teoria Literária, no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, e das reflexões sobre o mesmo tema na disciplina Teoria da Literatura II, em que se trabalha a teoria da narrativa, no curso de Letras.
Os 12 artigos ou ensaios que compõem a obra problematizam um assunto urgente no campo da teoria da literatura atual: as fronteiras, os regimes em que estão funcionando os conceitos de gêneros literrários e suas forma, sobretudo o conto e o romance, assunto central do livro. Segundo o organizador, a discussão é urgente porque as produções que estão sendo publicadas por editoras nem sempre corroboram os conceitos tradicionais. “Talvez nem passe pela lembrança de um autor a ideia de fomentar, em seu tempo, a produção de uma obra narrativa na perspectiva teórica que privilegia uma forma acabada, cujo conceito foi dominante em uma época em que ainda se fazia ‘escola literária’ e a ‘angústia da influência’ era um fantasma que assombrava muitos escritores”, destaca Pádua.
Para o professor Antonio de Pádua, “levar essas discussões para as salas de aula pode favorecer um intercâmbio afirmativo entre alunos secundaristas e alunos dos cursos de Letras, sejam estes da graduação ou da pós-graduação: as interfaces estabelecidas entre as escritas ou manifestações literárias e as várias linguagens, os suportes para além do livro, as concepções do que venha a ser literário nos dias de hoje envolve uma séria discussão entre aqueles que estão envolvidos diretamente com as leituras de textos literários”.
Para fazer o download deste e de outros e-books lançados pela EDUEPB clique AQUI.