Parque Evaldo Cruz recebe 4º edição do projeto OcupAçude com apoio da Procult UEPB

30 de junho de 2016

ocupad
Por acreditar na transformação e em um maior aproveitamento do espaço público através da Arte, incentivando o ato criativo e outras formas de enxergar a cidade, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) apoia a 4º edição do OcupAçude. O evento acontecerá no próximo sábado (09), das 14h às 19h, no Parque Evaldo Cruz, em Campina Grande.
O tema desta edição será “Relembrando São João”. A programação inclui atividades esportivas, como slackline, parkour, capoeira, patins, entre outros, além de Livrotroca, em que os integrantes podem pegar e doar livros da Biblioteca do bairro do Tambor; Contação de histórias, com o Grupo Rede de Histórias CG; RoDança, com apresentação de grupos de dança; Culinária, com veganfood, foodtruck e outros; Literatura, tendo a participação do Ariel Coletivo Literário, do Sarau Breves Literários, e de Clubes de Leitura como o Vórtice e o Leia Mulheres; Stands, com BDesign e Rugby.
Também fazem parte a programação cultural o Varal de Exposição, com diversos trabalhos artísticos, incluindo fotografias; Bike Anjo, em que se ensina a pedalar, e projeções de curtas metragens, além de mapeadas-projeção em que uma animação gráfica é exibida na superfície das fachadas de edificações. Também constam na programação diversas apresentações musicais.
O Movimento OcupAçude surgiu no ano de 2015 e foi idealizado pelos arquitetos e urbanistas Manoella Cavalcanti, Marihana Cirne e Raphael Santos. Juntos, através de análises e pesquisas nas áreas públicas de Campina foram observadas as potencialidades do Parque Evaldo Cruz. Assim, por meio de uma página em uma rede social [https://www.facebook.com/ocupacude/] os idealizadores passaram a mostrar que o espaço pode ser utilizado de diferentes formas. Com o apoio de grupos artísticos e culturais, bem como da população, eles garantiram a propagação das ideias iniciais de uso do parque, contribuindo na realização de eventos de ocupação do local.