Seguem inscrições para curso de Iniciação à Filarmônica do Centro Artístico Cultural da UEPB

13 de julho de 2016

cac3
O Centro Artístico-Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), está com inscrições abertas para o Curso de Música Iniciação à Filarmônica. Nele, que é o mais novo curso do CAC, será possível aprender Flauta Doce, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone, Baixo (Tuba) e Percussão. A exemplo das demais oficinas ofertadas pelo Centro, a de Iniciação à Filarmônica também é gratuita, sendo que dispõe de 60 vagas e é direcionada a crianças a partir de 8 anos, adolescentes e jovens até 21 anos.
As matrículas podem ser feitas durante o horário das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, na secretaria do Centro Artístico, localizado na Avenida Getúlio Vargas, S/N, por trás dos Correios (prédio da antiga faculdade de Administração da UEPB), no Centro de Campina Grande. Os interessados necessitam apenas apresentar uma cópia do documento de identidade.
De acordo com o maestro Jomar Souza, o professor do Curso, o objetivo da atividade é incentivar os participantes a conhecerem a arte da música instrumental de sopro. “Queremos oferecer aos alunos a oportunidade de serem músicos instrumentistas, contextualizando para inclusão cultural e social, e a construção do conhecimento daquela que é uma das mais belas artes, a música”, explicou.
Ele acrescentou que a parte metodológica compreende definições de música, os sons musicais, as partes em que se divide a música, conhecimento do pentagrama (pautas), pautas suplementares superiores e inferiores, figuras de som e suas pausas correspondentes, conhecimento das claves e dos compassos, solfejos (lição cantada com as notas musicais), leitura de partitura, ensaio com os naipes dos instrumentos e ensaio com a banda. As aulas ocorrerão todas as segundas e quartas-feiras com duas turmas em cada período (manhã e tarde), das 8h às 9h30, das 9h40 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h40 às 17h.
Com o curso de Iniciação à Filarmônica, o Centro Artístico-Cultural já soma 13 cursos, sendo alguns deles com mais de uma turma. Atualmente estão disponíveis turmas de: Iniciação ao Teatro, à Percussão Regional, ao Desenho e à Pintura, ao Acordeon, ao Canto Coral, Violão para Iniciantes, Ballet, Dança de Salão, Sanfona de Oito Baixos, Teatro Infantil, Dança de Salão para a Terceira Idade e Oficina de Teatro O Ator e o Ato Criador. Outras informações podem ser adquiridas por meio dos telefones (83) 3310-9734 e 3310-9719.