Museu de Arte Popular da Paraíba encerra projeto Sextas Musicais com homenagem aos Três do Nordeste

14 de dezembro de 2016

grupo_os_tres_do_nordeste_divulgacao
Na próxima sexta-feira (16), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerrará as atividades do projeto cultural Sextas Musicais. A homenagem desta vez será ao grupo Três do Nordeste. O evento terá início a partir das 19h, com entrada franca. Na ocasião, haverá o lançamento do folheto de cordel “Os três do Nordeste, 45 anos – de Zé Pacheco a Parafuso”, de autoria de Roberto Moraes e publicação da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).
Em texto de apresentação ao cordel, o músico Sandrinho Dupan, da curadoria de música do MAPP, informa que a homenagem aos Três do Nordeste estava programada desde outubro. “Porém, quis o destino que naquela manhã, de segunda feira, três de outubro, ao acordar recebi a triste notícia que o mestre Parafuso tinha nos deixado”, lamentou.
O Sextas Musicais tem formato intimista. Não é um show, mas um bate-papo regado a música. Os Três do Nordeste se apresentarão em uma provisória formação, que terá Luís Carlos, filho de Parafuso, assumindo o lugar do pai e tocando zabumba ao lado dos antigos integrantes Hedran, que toca sanfona e Deda Silva, que atua no triângulo. Com 45 anos de formação, os Três do Nordeste é um dos mais importantes grupos de forró do Brasil. De sua formação original restava apenas o zabumbeiro Parafuso, que faleceu quando o trio excursionava pela Europa.
Esta é a sétima edição do projeto Sextas Musicais, evento realizado mensalmente, que já prestou homenagem a João Gonçalves, As Ceguinhas de Campina Grande, Zé do Pife, Marinês e Duduta e seu regional.
Texto: Astier Basílio