5ª Mostra de Artes do Centro Artístico-Cultural da UEPB é iniciada com apresentação musical

19 de dezembro de 2016

site
A 5ª Mostra de Artes do Centro Artístico-Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi iniciada no começo da noite de domingo (18). O evento, sediado no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), contou com a presença de um grande público, composto por familiares, alunos do CAC e a comunidade em geral, atraída pela boa música. Assim, centenas de pessoas estiveram presentes, colorindo vivamente as margens do Açude Velho, em Campina Grande, onde se edificou o MAPP.
A primeira parte da Mostra teve como ponto de partida os cursos de Música do Centro Artístico. Nesse sentido, participaram os estudantes de Sanfona de Oito Baixos (com Luizinho Calixto); Oficina de Sanfona “A Sanfonada” (com Edglei Miguel); Oficina de Sanfona “Sivuquiando” (com João Batista); Violão (com Caio César); Canto Coral (com Erivelton da Nóbrega); Oficina de Iniciação à Filarmônica (com Jomar Souza), e Percussão Regional (com Erivan Ferreira).
Participaram da ocasião o reitor da UEPB, Antonio Guedes Rangel Junior, o pró-reitor de Cultura, Chico Pereira, o pró-reitor adjunto de Cultura, Benjamim Pereira Filho e o diretor do MAPP, Angelo Rafael. Também estiveram presentes o professor José Cristóvão de Andrade e a diretora do Centro Artístico-Cultural, Patrícia Lucena, bem como o diretor do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, Agnaldo Barbosa. O Grupo brindou a Mostra com diversos espetáculos de dança, incluindo o folguedo brasileiro Bumba-Meu-Boi.
Durante o evento, sucessos de ontem e de hoje estiveram em cena, abrangendo temas clássicos e contemporâneos notadamente da música paraibana. Na oportunidade também foi apresentada pela primeira vez a música “Somos Todos UEPB”, tendo como compositores o reitor da UEPB, que compôs a letra, e o professor Erivelton da Nóbrega, responsável pela melodia musical. A canção foi feita especialmente para o Jubileu de Ouro da UEPB, celebrado em 15 de março deste ano.
A ideia da composição surgiu a partir de uma postagem de Rangel Junior, em uma rede social. Nela, ele fazia alusão ao aniversário da Instituição, afirmando que existe apenas uma UEPB, mas vários modos de contemplá-la. “Uma Universidade real. No imaginário das pessoas, ou na maneira de cada um compreendê-la, ela pode ter mil faces, pode se mostrar de mil maneiras. É que esta Universidade é diversa, multifacetada, plural por natureza”, disse o reitor, que ainda acrescentou.
“Se somos uma comunidade que prima pela razão como guia e o que nos mobiliza é a paixão pela educação, pelo conhecimento, nosso compromisso deve ser sempre no sentido de preservar, fortalecer e fazer germinar todas as semente e vingarem todos os bons frutos que ora plantamos, regamos e outros tantos haverão de colher”, escreveu na postagem, finalizada com a hashtag – expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, utilizada para categorizar os conteúdos publicados – “SomosTodosUEPB”.
Já o professor Erivelton afirmou que o processo de criação da música foi acontecendo naturalmente. “Foi bem interessante, porque com essa postagem começou o processo criativo da música. Ela foi o pontapé, depois disso foi trabalhar a melodia”, explicou Erivelton.
Mostra continua por toda a semana
A 5ª Mostra de Artes do Centro Artístico-Cultural prossegue durante toda esta semana. Nesta segunda-feira (19), às 19h, o Ballet da UEPB apresenta “Cânticos para o Natal”. Na terça-feira (20), às 18h, no Sesc Centro Campina Grande, será a vez dos espetáculos de teatro infantil (com o professor Sérgio Simplício) e adulto (com Chico Oliveira), e dos estudantes de Dança de Salão. As peças apresentadas serão “Os sentimentos” e “Uma Viagem em busca de uma menina perdida”, oriundas da turma infantil, e a performance “S@natorium” e a peça “Delírios Quixotescos”, advindas da turma adulta.
Inserida na programação também está a exposição dos trabalhos produzidos pela Oficina de Pintura, com a professora Lili Brasileiro, que acontecerá também nesta segunda (19), no Teatro Municipal Severino Cabral, e na terça-feira (20), no Sesc Centro, no mesmo horário das citadas apresentações. Já na quinta-feira (22), às 19h, no Mini Teatro Paulo Pontes, localizado no Teatro Municipal Severino Cabral, ocorrerá o “Sarau das Gerações”. O evento terá como cerne a Oficina de Iniciação ao Teatro ministrada por Saulo Queiroz no CAC, bem como a atividade realizada por ele no Grupo de Convivência da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB).
Outras informações a respeito da Mostra podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9719.
Confira a letra da música “Somos Todos UEPB”
Existe apenas uma UEPB
Na maneira de cada um compreender
El’é plural e singular