5ª Mostra de Artes do Centro Artístico-Cultural segue com atividades do Ballet da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

20 de dezembro de 2016

A 5ª Mostra de Artes do Centro Artístico-Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) seguiu na última segunda-feira (19), com apresentações advindas do Ballet da Instituição. O evento, bastante prestigiado pela comunidade acadêmica e em geral, trouxe tons de suavidade e beleza ao palco do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande.
Na ocasião, o Ballet apresentou o espetáculo “Cânticos para o Natal”, divido em três partes, “O Sentimento de Natal”, “Os Símbolos do Natal” e “O Ballet no Natal”. Cada parte envolvia detalhes distintos. “O Sentimento de Natal”, por exemplo, percorria episódios como A Estrela de Natal, No Lixão, Na Sala Abastada, e A Confraternização. Já “Os Símbolos do Natal” trazia elementos comuns à data, a exemplo de bengalas, biscoitos de gengibre, velas, árvores, botas, sinos, bonecos de neve, anjos, duendes, e teve a participação de William Lucena como Papai Noel. A terceira parte trazia um ensaio para o ballet “O Quebra Nozes”, A Valsa das Flores do ballet “O Quebra Nozes”, A Chegada ao Reino dos Doces, Os Flocos de Neve, Apoteose e Reverência dos bailarinos ao público presente.
Após o espetáculo também foi realizada uma homenagem à professora Cláudia Saboya, uma das fundadoras do Ballet da UEPB, que inclusive completou 10 anos de atividades em 2016. Na ocasião, ela rememorou o começo do projeto de levar a arte da dança clássica aos infantes impossibilitados de pagar um curso particular na área, destacando que desde o início recebeu total apoio da Universidade.
Participaram da oportunidade o reitor da UEPB, Antonio Guedes Rangel Junior, o pró-reitor de Cultura, Chico Pereira, o pró-reitor adjunto de Cultura, Benjamim Pereira Filho, o pró-reitor de Extensão, José Pereira da Silva, o professor José Cristóvão de Andrade e a diretora do Centro Artístico-Cultural, Patrícia Lucena, entre outros. Importante salientar o clima de fantasia presente no Teatro, proporcionado pelo espetáculo, a partir da leveza das coreografias e do conjunto, ora diáfano, ora colorido, dos adornos e da iluminação.
A iluminação cênica de “Cânticos para o Natal” é de Guttemberg, a sonorização de Jefferson Freitas, a confecção de adereços e figurinos é de Sílvia Rocha, os ensaios foram efetuados por Cláudia Saboya, Fredson de Souza, Jefferson Freitas, Julierme Neves e Waleska Rocha. As pesquisas e adaptações coreográficas, as remontagens, coreografias originais e cenários (criação e confecção), bem como os figurinos, foram de Cláudia Saboya e dos professores do Curso e do Grupo de Ballet da UEPB. A direção geral foi de Cláudia Saboya. A equipe do pessoal de apoio contou com Cícero da Costa, Cosma Rodrigues, Eliane Alves, Patrícia Lucena, Sandra Silva e Wesley Michel.
Mais sobre o Ballet da UEPB
Atualmente, o Curso de Ballet da UEPB segue sendo um dos mais concorridos entre os ofertados pelo Centro Artístico-Cultural. As inscrições para a atividade ocorrem anualmente e de forma gratuita.
O Curso funciona do 1° ao 5º ano, conta hoje com 125 alunos e quatro professores, e já recebeu estrelas como o bailarino Flávio Sampaio, que foi um dos professores, entre outras qualificações, da Escola do Ballet Bolshoi no Brasil. Além disso, o talento e a criatividade do Grupo de Ballet da UEPB, que conta com 14 integrantes, são reafirmados a cada ano, com diversas apresentações locais, em vários eventos de importância no cotidiano de Campina Grande e do Estado, e também com espetáculos montados em outras localidades do Brasil.
Programação da 5ª Mostra de Artes
A V Mostra de Artes do Centro Artístico-Cultural prossegue na terça-feira (20), às 18h, no Sesc Centro Campina Grande, com os espetáculos de teatro infantil (com o professor Sérgio Simplício) e adulto (com Chico Oliveira), e as apresentações dos estudantes de Dança de Salão. As peças apresentadas serão “Os sentimentos” e “Uma Viagem em busca de uma menina perdida”, oriundas da turma infantil, e a performance “S@natorium” e a peça “Delírios Quixotescos”, advindas da turma adulta.
Inserida na programação também está a exposição dos trabalhos produzidos pela Oficina de Pintura (com a
professora Lili Brasileiro), que acontecerá no dia 19, no Teatro municipal, e no dia 20, no Sesc Centro, no mesmo horário das citadas apresentações. Já na quinta-feira (22), às 19h, no Mini Teatro Paulo Pontes, localizado no Teatro Municipal Severino Cabral, ocorrerá o “Sarau das Gerações”. O evento terá como cerne a Oficina de Iniciação ao Teatro ministrada por Saulo Queiroz no CAC, bem como a atividade realizada por ele no Grupo de Convivência da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB).
Outras informações a respeito da V Mostra podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9719.
Fotos: Paizinha Lemos