5ª Mostra de Artes do Centro Artístico Cultural prossegue com apresentações de teatro, dança e pintura

21 de dezembro de 2016

A programação da 5ª Mostra de Artes do Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prossegue e, na última terça-feira (20), privilegiou os espetáculos de Teatro e Dança de Salão, além de uma exposição com trabalhos de pintura. A Mostra, que começou às 18h, aconteceu no Cine Teatro e na Galeria do Sesc Centro, em Campina Grande. O público estimado na noite foi de 300 pessoas.
Na oportunidade, foram apresentados os espetáculos de teatro infantil “Os Sentimentos”, e infanto-juvenil, “Uma viagem em busca de uma menina perdida”, advindos das aulas ministradas pelo professor Sérgio Simplício. Lirismo, poesia e aventura deram a tônica das peças exibidas.
A primeira, escrita por Sérgio Simplício, mostrava o Amor em maus lençóis. Isolado em uma ilha que está prestes a afundar, ele é o único sentimento que prefere permanecer no local, apesar de todos os perigos ao redor. Dela participaram oito estudantes. A segunda, escrita por Sérgio em parceria com um de seus alunos, Leiryston Ivyson Farias Almeida, era um musical contando uma história de fantasia e mistério, repleta de vilões e guardiões, com 23 alunos em cena.
A Oficina O Ator e o Ato Criador, oriunda do Núcleo de Pesquisa e Experimentação Teatral, que tem como professor Chico Oliveira, trouxe a performance “S@natorium” e a peça “Delírios Quixotescos”.”S@natorium”, desenvolvida a partir do mote “Todos nascemos loucos, alguns permanecem”, de Samuel Beckett, contou com seis atores em cena. A performance foi construída tendo como essência a visão do diretor de teatro polonês Jerzy Grotowski, para quem o performer é um fazedor, um sacerdote, um guerreiro: está fora dos gêneros estéticos.
Já “Delírios Quixotescos” dispôs de sete estudantes e fazia um mergulho na obra máxima do escritor espanhol Miguel de Cervantes e seu Cavaleiro da Triste Figura, a partir de fragmentos de um texto dramatúrgico, originalmente chamado de “Quixote #3”, escrito por Carlos Frederico Buonfiglio, que diz, à guisa de apresentação: “Salvem os Quixotes, suas Dulcineias, moinhos, os Sanchos, sua fome e seu sonho possível. Enfim, os que arriscam não o ser, sonhando ser”. Os figurinos, cenários e adereços foram criação de Chico Oliveira e Emília France, que também fez a maquiagem.
“Mangaio” foi o espetáculo apresentado pelo curso de Dança de Salão para a Terceira Idade, ministrado pelo professor Paulo Sérgio. Idealizado a partir da famosa música “Feira de Mangaio”, composta por Sivuca e Glorinha Gadêlha, o espetáculo trouxe 22 alunos. A apresentação percorreu ritmos como o forró e o baião. Já o professor Roberto Almeida, que também dá aulas de Dança de Salão, trouxe a coreografia “Forró de Boneca”, com seis casais no palco.
Na Galeria do Sesc Centro, foram expostos diversos trabalhos provenientes dos estudantes inseridos na Oficina de Iniciação ao Desenho e à Pintura, efetuada pela professora Lili Brasileiro. Nas telas, temas variados, abrangendo naturezas-mortas, paisagens e abstratos, entre outros. As pinturas decorreram dos cotidianos exercícios didáticos propostos por Lili e também da sugestão dos alunos no que trata do desenvolvimento dos temas.
Presentes a esta parte da Mostra, estavam o pró-reitor adjunto de Cultura da UEPB, professor José Benjamim Pereira Filho, e o professor Cristóvão de Andrade.
“Sarau das Gerações”
A programação da 5ª Mostra de Artes do Centro Artístico-Cultural será encerrada na quinta-feira (22), às 19h, no Mini Teatro Paulo Pontes, com o “Sarau das Gerações”. O evento terá como foco a Oficina de Iniciação ao Teatro ministrada por Saulo Queiroz no CAC, bem como a atividade realizada por ele no Grupo de Convivência da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB). Outras informações a respeito da Mostra podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9719.
Fotos: Paizinha Lemos