Encontro de Sanfoneiros da UEPB serve como inspiração para I Encontro de Sanfoneiros do Distrito de Serrinha

1 de dezembro de 2021

No último dia 27, foi promovido o I Encontro de Sanfoneiros do Distrito de Serrinha de Cima, localizado no município de Jardim de Angicos (RN). O evento teve como base e exemplo o Encontro de Sanfoneiros e Fole de Oito Baixos, que foi realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), de 2017 a 2019, e suspenso apenas em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus. Assim, aconteceram apresentações nos mesmos moldes, defendendo igual temática: a visibilidade pelo poder público local desses artistas tão esquecidos.
De acordo com um dos organizadores da iniciativa, o poeta Lino Sapo, que é servidor da Universidade e participou da execução de todos os Encontros feitos pela UEPB, a ocasião reuniu centenas de famílias que puderam ver, pela primeira vez, naquele povoado, um evento cultural de grandes proporções, ressaltando a importância dos sanfoneiros. Igualmente na organização, o evento dispunha do pedagogo e vereador Sandro Moura.
Dentro da programação, vários sanfoneiros e poetas se apresentaram. A abertura aconteceu com o grupo social “Interliga” da cidade de Riachuelo (RN), com crianças tocando músicas aclamadas do cancioneiro nordestino.
A oportunidade também visou fomentar a economia local, dando espaço para que artesãos mostrassem seus trabalhos e vendessem seus produtos. Houve, ainda, uma intensa comercialização de cordéis, especialmente aqueles que abordavam o tema da vida de Alzira Soriano, a primeira mulher a ser eleita prefeita de um município na América Latina. Nascida em Jardim de Angicos e eleita em 1928 na cidade de Lajes, quando as mulheres nem podiam votar no Brasil, Alzira Soriano foi destaque até no The New York Times.
Muitos poetas se fizeram presentes, entre eles Reginho Tatu, de Pedra Preta, João Augusto e Cícero de Lajes, do Cabugi, Lino Sapo e João Pedro, de Cachoeira do Sapo.
Várias cidades foram representadas na região por seus artistas da sanfona: Pedra Preta, Natal, João Câmara, Jandaíra, Lajes do Cabugi e a própria Jardim de Angicos. Nesse contexto, um dos destaques foi que a própria Secretaria de Educação de Pedra Preta fez questão de levar seus artistas para participarem do evento, por meio da secretária Renata Bandeira.
O evento significou um encontro de gerações e um reencontro de velhos amigos. Estiveram nele os sanfoneiros Jonas Ferreira (69 anos / Serrinha de Cima / Jardim de Angicos), Marcélio Macedo (35 anos/ Jardim de Angicos), Matheus Moura (26 anos / Lajes), Augustinho Ferreira (52 anos / Jandaíra), Bruno Renan (19 anos / Pedra Preta), Severino Neves (Piroca / 86 anos / Pedra Preta), Canindé (53 anos / Natal), Cledivaldo (48 anos / Natal), Thiago Coroinha (22 anos, João Câmara). A iniciativa contou, além disso, com uma representante feminina na sanfona, Suzy Williane (18 anos / Jardim de Angicos).
Também participou do evento o representante da Casa de Cultura de João Câmara, João Maria. De acordo com ele, aliás, em breve a cidade de João Câmara (RN) terá seu encontro de sanfoneiros, e, assim, um movimento iniciado pela Procult da UEPB ganha novos contornos, atingindo várias outras localidades.

Fotos: Larissa Melo