“Cordel no Museu” promove edição em homenagem (in memoriam) à Almira Araújo

15 de dezembro de 2021

“Onde a voz tiver decência/ terá uma reverência/ feita à poetisa Almira”. De fato, a trajetória da professora Almira Araújo, figura muito querida e presente no dia a dia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é merecedora de toda distinção, fazendo jus aos versos do poeta Alfrânio de Brito. Por isso, nesta quinta-feira (16), às 18h, a docente será tema de uma homenagem (in memoriam), realizada pelo projeto “Cordel no Museu”. A última edição da iniciativa, este ano, ocorrerá hibridamente no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande, tendo transmissão e participação on-line através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), pelo Canal Rede UEPB, no YouTube.
Na programação, constam o presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), Marconi Araújo, a curadora da área de Cordel do MAPP, professora Joseilda Diniz e os poetas Chico D’Assis, Kydelmir Dantas, Aparecida Pinto, Rochelle Melo, Neto Ferreira, Pádua El Gorrion e J. Lima, entre outros.
A ocasião contará, igualmente, com um momento do “Cordel no Museu” usualmente prestigiado por Almira, intitulado “Vozes de Mulheres”, em que é exposta a criação literária feminina. O encerramento poético-musical ficará a cargo de Lua Alves e da poetisa e pandeirista Vanuza Vieira.
Familiares de Almira, como seus irmãos Ademilde e Amauri, bem como a filha dela, Myrna, também integrarão o evento. Além disso, a oportunidade exibirá depoimentos de amigos, como da poetisa Maria Cruz e do pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade.
O “Cordel no Museu” tem periodicidade mensal e começou em 2019. A ação resulta de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), a Academia de Cordel do Vale do Paraíba e o MAPP, com o propósito de realçar a poesia e toda invenção que ao redor dela gravita.
Mais sobre Almira Araújo
Almira Araújo Cruz Soares [1950-2020], filha de “Seu” Severo Cruz e de Dona Alice Araújo da Cruz, nasceu em Campina Grande, no Bairro do Quarenta, precisamente na Rua Almirante Barroso.
Era pedagoga formada pela Universidade Regional do Nordeste (atual UEPB), onde concluiu a licenciatura plena com habilitação em Supervisão Escolar. Fez, ainda, um curso de pós-graduação na UEPB, tendo finalizado em 1988 a especialização em Comunicação Educacional.
Integrou a Secretaria de Estado, na qual prestou serviço de 1977 a 2002. Lecionou na UEPB como professora substituta de 1994 a 2004. Também pertenceu ao quadro de professores da Secretaria de Educação (SEDUC) da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e da Escola Cenecista Cônego Serrão.
Ainda na área da docência, foi formadora pedagógica do “ProJovem Urbano” de Campina e prestou serviço ao curso de Pedagogia em Regime Especial da UEPB. No que se relaciona ao cenário da literatura, era igualmente ativa: participou do grupo “Cena Poética”, oriundo do Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde expressava sua criatividade na programação “Hora da Poesia”.
Compunha, além disso, o “Grupo Leitura Viva” e efetuava oficinas poéticas, exposições e interpretações de seus textos, em diversos eventos campinenses e ações voltadas à arte, como o “Quintal Cultural”, que ela ajudou a montar. Na UEPB, por exemplo, a professora era bastante conhecida por suas mostras poéticas anuais, com temas juninos.

Texto: Oziella Inocêncio