Museu de Arte Popular da Paraíba recebe visita de curadores com vistas à colaboração em nova exposição

6 de maio de 2022

Na manhã desta sexta-feira (06), houve uma reunião no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Como intuito principal, a oportunidade dispunha do estabelecimento de diálogos com curadores, de modo a participarem na execução da próxima exposição do MAPP.
Nesse sentido, estiveram no Museu os curadores Danilo Santos e Amanda Costa. Danilo é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiras e Indígenas (Neabi), proveniente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalha especialmente na área de estudos com coco de roda. Amanda é teatróloga e curadora da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, localizada em João Pessoa.
“Nossa próxima exposição tratará do tema ‘A Feira’, da exuberância de suas cores, sons e componentes, seus encantos e manifestações culturais. E a proposta é justamente ter uma curadoria coletiva para expressarmos de maneira ampla, em muitas vozes, esse verdadeiro patrimônio de saberes”, explicou o diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva.
A nova exposição do Museu deve estar pronta no começo do próximo mês, compondo uma atração a mais na agenda artística da Rainha da Borborema. Assim, em breve, as três salas do MAPP (Cordel, Música e Artesanato) serão contempladas com centenas de elementos relativos à temática escolhida. Já envolvidas nessa iniciativa conjunta de seleção figuram, por exemplo, a curadora da área de Cordel do MAPP, professora Joseilda Diniz, a coordenadora do projeto de extensão “Informação e Interação no MAPP: Suporte de Atenção aos Visitantes”, professora Cássia Lobão Assis, a curadora e cineasta Rebeca Souza e a coordenadora adjunta do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UEPB, professora Valéria Soares.

Texto: Oziella Inocêncio