PROCULT realiza 2º Seminário de Cultura e Arte da UEPB inserido no Congresso Universitário

6 de novembro de 2023

A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove até esta sexta-feira (10), o 2º Seminário de Cultura e Arte da Instituição. A iniciativa se soma às atividades do III Congresso Universitário, evento que promete reunir diversas áreas do conhecimento, agregando toda a comunidade acadêmica da UEPB. O Seminário busca ampliar e divulgar as ações do setor, trazendo, claro, a Cultura como eixo central, ladeada pelo Ensino, Pesquisa e Extensão.

De acordo com o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade, realizar o Seminário, na dimensão de um evento como o Congresso, significa principalmente unir forças em favor da sociedade. “Nossa missão é aumentar o acesso não apenas da comunidade universitária, mas de todos, aos bens artísticos e aos instrumentos de sua produção. Para isso, desenvolvemos variadas ações, por meio de nossos equipamentos culturais, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos direcionados para a inclusão social, a socialização da juventude e a construção do saber, sempre com o intuito também de manter um diálogo participativo com a população”, disse. Andrade acrescentou que as atividades culturais do Congresso estão sendo acompanhadas e apoiadas pela PROCULT.

“Após a maravilhosa exposição do Armorial 50 anos, no Museu de Arte Popular da Paraíba, novos trabalhos seguem sendo planejados e efetuados pela nossa UEPB. A hora agora é de seguir a mobilização nacional em defesa das Artes e da Cultura, aproveitando, sobretudo, que tais temas ganharam mais força no cenário político, propondo alternativas viáveis para a Universidade e articulando o funcionamento dos núcleos de cultura nos campus, por exemplo. É importante, ainda, estarmos atentos aos editais advindos dos órgãos de incentivo à cultura em todo Brasil”, detalhou.

O 2º Seminário de Arte e Cultura da PROCULT será marcado por um número expressivo de atividades como exposições, saraus, oficinas, minicursos e mesas de diálogo com relatos das práticas do setor. Estão previstas as participações do diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva; dos curadores da Sala de Cordel do MAPP, professora Joseilda Diniz e poeta Alfrânio de Brito; dos professores do Centro Artístico Cultural (CAC), Chico Oliveira (Teatro) e Caio Czar (Violão); do produtor cultural Zé Luan Costa; do diretor do Memorial Acauã da Serra, Agnaldo Barbosa; e do pesquisador e jornalista Xico Nóbrega, entre outros. Na programação do evento consta, ainda, uma mostra de artes visuais do Programa de Extensão da UEPB “Campina Cultural”.

Texto: Oziella Inocêncio