Museu de Arte Popular recebe edição natalina do Palco do Choro nesta sexta-feira (15)

13 de dezembro de 2023

Nesta sexta-feira (15), às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebe uma versão natalina do projeto Palco do Choro. A iniciativa, que acontece graças a uma parceria entre o MAPP e o Grupo Chorata, terá como convidado o Coro em Canto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a regência de Lemuel Guerra. Como de costume, a entrada é franca.

Um dos componentes do Chorata, André Farias explicou que o repertório da noite presenteará a plateia com o melhor do chorinho, sem perder de vista o período de Natal e as famosas canções que fazem parte da data. “Nada melhor do que encerrar o Palco do Choro 2023 com esta apresentação temática, surpreendendo o público que mês a mês prestigia o evento”, afirmou.

O Coro em Canto da UFCG tem como proposta atuar como coro-escola, mediante a incorporação anual de novos cantores – estudantes, funcionários e professores universitários, assim como a comunidade em geral. Dispõe de um repertório eclético e almeja, entre seus objetivos, sensibilizar – tanto quem nele canta, como quem o escuta. Abrange, atualmente, 35 cantores.

Já Lemuel Guerra é figurinha carimbada no universo artístico da Rainha da Borborema. Ele, que estudou regência no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife (PE), também é professor de sociologia na UFCG. Oferece regularmente, além disso, cursos livres de extensão em Técnica Vocal e Canto Lírico, na mesma instituição. É regente do Coro em Canto desde 1995.

Palco do Choro 2023
Igualmente integrante do Chorata, Victor Herbert pontuou que o evento vem arrematar de forma exitosa o Palco do Choro de 2023. “Foi um ano excelente para a iniciativa, que é realizada desde 2016, e conta com os mais diversos convidados do cenário musical na cidade. Tivemos a presença, por exemplo, de Jean Márcio Souza, Lissandra Rocha, Mª Leuda Dantas, Adília Uchôa e Mano Marquez, do Regional de Duduta, e de João Walter. Promovemos, ainda, edições temáticas, como a Junina, com Daniella Trovão, e esta que ora propomos”, disse.

Vale lembrar, conforme acrescentado por Victor, que o público campinense é bastante receptivo ao Palco do Choro. “Nas apresentações, sempre somos brindados com casa cheia, o que nos traz muita alegria. Além disso, é uma iniciativa gratificante, pois não somente amplia a visibilidade e a valorização dos artistas locais, como dissemina o gênero com mais afinco, levando-o gratuitamente à população. Encerramos 2023, portanto, com a certeza do dever cumprido, e sabendo que em 2024 o projeto continuará sendo desenvolvido com todo nosso carinho e dedicação”, assinalou.

Além de André Farias (violão) e Victor Herbert (bandolim, cavaquinho), compõem o Chorata Fernanda Júlia (voz), Maria Clara (pandeiro), Castor da Paz (cavaquinho), Felipe Oliveira (flauta) e José Rocha (violão 7 cordas).

Texto: Oziella Inocêncio